Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto de Rio Grande realiza embarque de oito mil bovinos para o Líbano

Publicação:

Iniciou-se neste sábado (4), o segundo embarque de bovinos do ano no porto rio-grandino. A bordo do navio-curral Almawashi, de bandeira panamenha, os animais, no total de oito mil, deverão deixar o Porto Novo do Rio Grande na manhã deste domingo (5). A
Porto de Rio Grande realiza embarque de oito mil bovinos para o Líbano

Iniciou-se neste sábado (4), o segundo embarque de bovinos do ano no porto rio-grandino. A bordo do navio-curral Almawashi, de bandeira panamenha, os animais, no total de oito mil, deverão deixar o Porto Novo do Rio Grande na manhã deste domingo (5). A carga-viva deverá realizar uma viagem de cerca de 20 dias até o porto de Beirute, no Líbano, onde será o desembarque.

A operação de embarque, com previsão de duração de 24h, envolve mais de 100 trabalhadores, entre arrumadores, conferentes, estivadores e funcionários da empresa exportadora e do operador portuário. Para chegar ao volume necessário ao embarque, a empresa responsável pela exportação de bovinos, Angus Trading, há mais de um mês vinha adquirindo os animais junto aos pecuaristas do Estado, principalmente na região Sul. Após a compra, os animais foram confinados em uma propriedade da empresa localizada na Vila da Quinta. Deste local, o deslocamento ocorre em 50 caminhões até o Porto Novo, onde embarcam no navio.

Segundo o operador portuário, Leonardo Vanzin, proprietário da Vanzin Despachos Aduaneiros, que realiza as operações de bovinos, o embarque está ocorrendo dentro do normal, não havendo problemas. A expectativa e que sejam realizados pelo menos mais duas exportações desse porte em Rio Grande, salientou. Para atender as exigências do Líbano, o gado é exportado vivo, com idade máxima de três anos.

A última operação deste tipo ocorreu em 30 de março deste ano, quando foram exportados nove mil bovinos. Com esta exportação, o Porto do Rio Grande já embarcou cerca de 140 mil bovinos desde que começou a realizar este tipo de operação, em 2005.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul