Porto da Capital opera em capacidade máxima
Publicação:

O Porto de Porto Alegre já está operando plenamente. Desde o começo da manhã desta segunda-feira (03), três navios de longo curso operam simultaneamente - e um cargueiro aguarda a liberação de um dos berços de atracação para iniciar o descarregamento. O Secretário de Infraestrutura, Caleb Oliveira, esteve no Porto da Capital durante a manhã, a fim de acompanhar a operação. Ao todo, são 31 mil toneladas de produtos químicos direcionados para a indústria de fertilizantes.
O que recebemos aqui atinge diretamente os cofres do estado, especialmente em razão da agricultura. Precisamos fazer com que outros setores da cadeia produtiva se favoreçam do sistema portuário, que tem nas hidrovias o principal modal de transporte, disse Caleb, ao salientar a importância do porto para a economia gaúcha. Para ele, isto prova que é possível integrar os modais e gerar mais renda e emprego.
O superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, que acompanhou o secretário durante a visita, destacou a capacidade para a operação simultânea de navios no Porto de Porto Alegre. Já temos condições de atracação para uma quarta embarcação, mas estamos estruturando o Cais Navegantes para que o descarregamento dos cargueiros aconteça no mesmo momento, disse.
Além da movimentação industrial para a produção de fertilizantes, o porto se destaca pela geração de empregos diretos. Para cada navio que chega ao Porto da Capital, são necessárias 68 pessoas, entre estivadores (mão de obra avulsa, disponibilizada pelo Órgão Gestor de Mão de Obra - OGMO), conferentes e transportadores. Além disso, temos uma movimentação média de 30 caminhões para transportar a carga de cada navio do Porto para a indústria, frisou Obelar. Os números, segundo o superintendente, referem-se a um turno de seis horas. Normalmente, o porto trabalha em três turnos, o que multiplica o número de pessoas atuando na operação, explicou.
Em trabalho
O Porto de Porto Alegre está operando com os cargueiros Delia, de bandeira do Chipre, que chegou à capital com 4 mil toneladas de Cloreto de Potássio. A carga tem origem no Porto de Hamburgo; o cargueiro CS Caprice, das Bahamas, opera com 8 mil toneladas de Nitrato de Amônia Granulado, vindos do Porto de Terneusen, na Holanda. Também está em operação o navio panamenho Santa Katarina, com 13,5 mil toneladas de Sulfato de Potássio Granulado e Kloreto de Potássio. O navio mercante Falcon, que aguarda atracação, tem bandeira do Panamá e trouxe, do Porto de Tampa, 6,6 mil toneladas de Fosfato Diamônico.
Texto: Cristiane Franco
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305