Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre sediará congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde em 2024

Evento reúne cerca de 25 mil profissionais e representa oportunidade de atração de turistas de negócio vinculados à saúde

Publicação:

Numa sala de reuniões, Eduardo Leite está de pé, ao centro, tendo a seu lado a secretária da saúde, Arita, e do turismo, Vilson Covatti. Ao lado deles, há vários outros homens também de pé, trajando terno. Todos posam para a foto.
Em fevereiro, Eduardo Leite recebeu representantes do Conasems para tratar da candidatura da capital gaúcha - Foto: Mauro Nascimento/Secom

A cidade de Porto Alegre sediará a edição de 2024 do congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (17/7), durante a edição deste ano do evento, em Goiânia (GO).

A disputa envolveu Porto Alegre e a cidade catarinense de Blumenau – com vantagem final de quatro votos para a capital gaúcha (448 a 444). A votação envolve todos os secretários municipais de saúde do Brasil.

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, celebrou a conquista, que considera também do titular Vilson Covatti, afastado temporariamente do cargo. Para Covatti, "essa é uma iniciativa que tem grande impacto no turismo da capital gaúcha e, consequentemente, do Rio Grande do Sul”.

O congresso reúne cerca de 25 mil profissionais e é uma oportunidade para o Estado atrair um grande número de turistas de negócios, conforme a diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo (Setur), Cláudia Mara Borges. “Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, conquistamos esse feito a partir das riquezas de nossa cultura”, destaca a gestora.

Sobre o Conasems

O Conasems nasceu a partir de um movimento social em prol da saúde pública, e hoje agrega e representa o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. A instituição defende a descentralização e municipalização da saúde pública.

O evento anual é um momento de exposição e divulgação de tecnologias inovadoras ligadas ao setor, além de ser uma oportunidade para a promoção de trocas de experiências entre as cidades brasileiras.

Texto: Leonardo Maia/Ascom Setur
Edição: Felipe Borges/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul