Ponte e Michelucchi debatem acordo da GM com deputados
Publicação:
Os secretários Luis Roberto Ponte, do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, e Paulo Michelucci, da Fazenda participaram nesta quarta-feira (18), de reunião conjunta das Comissão de Economia e Desenvolvimento e de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa. Atendendo convites dos presidentes das comissões, deputado Adroaldo Loureiro e Elmar Schneider, respectivamente, os secretários esclareceram pontos do Termo de Compromisso assinado no último dia 5 entre o Estado a General Motors do Brasil.
A empresa irá investir US$ 240 milhões na ampliação do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí para produzir um novo modelo de veículo destinado ao mercado interno e à exportação e criar 1,5 mil novos empregos diretos.
Ponte reafirmou que o Estado não abrirá mão de nenhuma receita em decorrência dos compromissos assumidos e que somente a partir de 1º de janeiro de 2006, ou do efetivo início da produção do novo veículo, será implementado o adiamento do ICMS em casos específicos.
Novo veículo
O Termo de Compromisso estabelece que a GM do Brasil fará um investimento estimado em cerca de US$ 240 milhões nas atividades do Complexo Automotivo para ampliar a produção, incluindo, a fabricação de veículo CKD (Complete Knocked Down) destinados à exportação e a produção de um novo modelo de veículo, destinado ao mercado interno e/ou à exportação. Criação de 1,5 mil empregos diretos no Complexo Industrial, em adição àqueles atualmente existentes, a serem gerados diretamente pela GM do Brasil e/ou por qualquer um de seus sistemistas e/ou seus fornecedores de serviços. A GM do Brasil, sempre que possível, direcionará sua política de aquisição de insumos e serviços para fornecedores cujos estabelecimentos estejam localizados no Rio Grande do Sul.
A reunião conjunta das Comissões teve, ainda, a participação dos deputados Cézar Busatto, João Fischer, Janir Branco, Leila Fetter, Sérgio Stasinski, Marlon Santos, Nelson Härter, Alexandre Postal, Flávio Koutizii, Sanchotene Felice, Berfran Rosado, Raul Pont, Jussara Cony, Luis Fernando Schmidt, Marco Alba, Manoel Maria, Abílio dos Santos, Ronaldo Zülke e Ruy Pauletti.