Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formatura da BM reforça segurança da população gaúcha com mais 436 novos soldados

Solenidades foram realizadas simultaneamente em seis municípios do RS nesta sexta (23)

Publicação:

20220923110541 1Q6A3794
Na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, houve a formatura de 129 soldados - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A Brigada Militar realizou a formatura de 436 novos soldados, em eventos que ocorreram simultaneamente, nesta sexta-feira (23/9), em Porto Alegre, Santa Maria, Osório, Montenegro, Santa Rosa e Rio Pardo. Os novos policiais militares, que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), vão atuar em diversos municípios do RS já nas próximas semanas.

Ao todo, são 352 homens e 84 mulheres que estarão nas ruas reforçando a segurança da população gaúcha. Entre os formandos, 40 soldados são naturais de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

O curso, que se iniciou em 13 de janeiro, contou com 1.730 horas-aula realizadas nas modalidades de ensino à distância e presencial. Foram trabalhadas disciplinas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências, Medidas Preliminares em Local de Crise, Mediação de Conflitos e Estágio Supervisionado, entre outras.

Durante a formatura, os novos soldados receberam a cobertura branca e as divisas, indicação de que estão prontos e capacitados na missão de polícia ostensiva em sua plenitude.

20220923100821 1Q6A3413
Governador Ranolfo participou da cerimônia ocorrida na capital - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou da cerimônia ocorrida na capital, onde 129 soldados concluíram a formação. Ranolfo entregou uma medalha para o aluno 1º colocado das turmas, o soldado Wilson de Lima Jardim. “Tivemos mais de oito mil servidores admitidos nas forças de segurança pública do RS recentemente. Esses novos soldados da Brigada Militar se somam a eles, e aos que já atuam há mais tempo, com a nobre missão de proteger a sociedade, de salvar vidas. Tenho convicção de que este caminho, de qualificar as nossas instituições, vai colaborar para que sigamos na busca pela redução da criminalidade do Estado”, disse.

O paraninfo da turma formada na capital foi o comandante-geral da BM, Cláudio dos Santos Feoli. “A BM é uma instituição que orgulha os gaúchos e que presta um serviço público de qualidade para a nossa segurança. Estes novos soldados representam também um ciclo de renovação institucional, sempre com o objetivo de ser o escudo da sociedade”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Vanius Cesar Santarosa, que é coronel da reserva da BM, comentou sobre a presença que a corporação tem nas cidades gaúchas. “Em poucos dias, eles estarão à frente de diversas comunidades, sendo, em muitos casos, a face mais visível do Estado. Por isso, ressaltei a eles a importância de atender bem as pessoas”, disse.

Número de formados por região:

• Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre - 129 soldados

• Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro - 110 soldados

• Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório - 100 soldados

• Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria - 46 soldados

• Polo Rio Pardo - 26 soldados

• Polo Santa Rosa - 25 soldados

Texto: Lucas Barroso e Comunicação do Departamento de Ensino da BM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul