Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura delegacia de repressão ao crime organizado em Vacaria

Órgão combate ações como lavagem de dinheiro, organização criminosa e narcotráfico, entre outras investigações

Publicação:

A foto mostra um grupo de cerca de dez pessoas posando em frente a um prédio da Polícia Civil em Vacaria. Eles estão em pé, com uma viatura policial preta visível à esquerda, e um prédio branco e cinza com a inscrição "CENTRAL DE POLÍCIA" e o logo da "POLÍCIA CIVIL" acima da porta. No centro da imagem, dois homens seguram um quadro. À frente do grupo, há uma faixa de pedestres. As bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul estão hasteadas na lateral da delegacia. O dia está ensolarado com céu azul e algumas nuvens.
Draco de Vacaria atuará em todos os municípios que integram a 25ª Região Policial - Foto: Ascom DCS/PC

A Polícia Civil agora conta com mais uma Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Na quarta-feira (20/8), foi realizada a cerimônia de inauguração da unidade em Vacaria, com a participação do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro e do Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Cleber dos Santos Lima, entre outras autoridades. O novo órgão funcionará no mesmo prédio da 25ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (Rua Júlio de Castilhos, nº 1194, no bairro Centro, Vacaria).

Repressão ao crime

Vacaria tem governo do Estado. A nova Draco atuará em todos os municípios que integram a 25ª Região Policial. Compete a ela reprimir ações criminosas e exercer as atividades de Polícia Judiciária e investigação criminal relacionadas aos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, furto e roubo a bancos ou instituições financeiras, extorsão mediante sequestro, roubo a transporte de valores, roubo de cargas e investigações relacionadas ao narcotráfico.

Além disso, a Draco terá atribuição concorrente com as demais Delegacias da região em investigações de homicídios qualificados, latrocínios e furto abigeato praticado por organizações criminosas, podendo atuar sempre que a complexidade da situação exigir.

A imagem mostra um evento interno na delegacia. Um homem com barba grisalha e terno escuro está no primeiro plano, falando em um púlpito com o logo da Polícia Civil. Ele segura um microfone com a mão esquerda e papéis na direita. Atrás dele, um grupo de pessoas, incluindo homens e mulheres, está em pé, ouvindo. O ambiente tem um piso de cimento claro, com uma escada de madeira visível ao fundo. Uma faixa de banner com o logo "POLÍCIA CIVIL" está atrás do púlpito, e a iluminação é forte.
Com instalação em Vacaria, Polícia Civil passa a contar com 25 Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas - Foto: Ascom DCS/PC

Melhoria das estruturas

A estrutura física da Draco compreenderá uma área de 120 metros quadrados. A reforma do espaço foi realizada pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), mediante emenda parlamentar impositiva da Câmara Municipal de Vereadores, no valor de R$ 25.000,00.

O mobiliário e os equipamentos foram disponibilizados pelo Ministério Público, Poder Judiciário e Vinícola Campestre, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (PISEG).

Nova viatura

Com a instalação da Draco de Vacaria, a Polícia Civil passa a contar com 25 Delegacias de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas em funcionamento.

Durante a inauguração, foi feita a entrega de uma viatura ostensiva Toyota Cross, adquirida com verba do Piseg, com valores doados pela vinícola Campestre.

Texto: Ascom DCS/PC
Edição: Anderson Machado/Secom
 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul