Plano encomendado pelo governo do Estado define estratégia internacional de turismo
Documento tem o objetivo de aprimorar ações governamentais em mercados estratégicos
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Um plano tático encomendado pelo governo do Estado define, pela primeira vez na história do Rio Grande do Sul, uma estratégia internacional de turismo com objetivos, metas e mercados claramente definidos. O documento serve de base para a elaboração do Plano de Promoção Internacional do Turismo do Rio Grande do Sul, que ainda será lançado.
O plano tático foi desenvolvido pela consultoria Promo Marketing Inteligente e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebreae/RS), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), a Invest RS e o Transforma RS. O documento é considerado um marco na estruturação da promoção turística internacional do Estado, que é reconhecido como a principal porta de entrada terrestre de visitantes de outros países no Brasil. O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do país a finalizar o diagnóstico a partir do Plano Brasis – apresentado pela Embratur em julho.
“Ter acesso a um plano e a dados robustos é a melhor maneira de construir ações promocionais mais eficazes. Agora, temos um ponto de partida muito bem discutido, inclusive com a participação de todo o trade turístico ao longo do processo”, explica o secretário de Turismo, Ronaldo Santini. “Queremos posicionar o Rio Grande do Sul do jeito que o Estado merece no mercado internacional, e entender os anseios de quem está recebendo a nossa mensagem faz toda a diferença.”
Mercados e perfis
Uma das principais inovações do plano tático foi a definição dos mercados prioritários em conjunto com o trade turístico gaúcho, por meio de workshops de validação que reuniram representantes dos setores público e privado.
Foram selecionados cinco mercados estratégicos: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Portugal. Juntos, representam um potencial de mais de 900 mil visitantes anuais para o Estado – com destaque para a Argentina, que já responde por 77,4% dos turistas estrangeiros no RS.
O diagnóstico identificou ainda oito perfis de turistas internacionais com maior potencial para o Estado:
- viajante de entretenimento e parques temáticos;
- amante do vinho e da gastronomia;
- turista de natureza e aventura;
- turista de inverno e montanha;
- turista religioso e de fé;
- viajante de luxo e bem-estar;
- explorador cultural europeu;
- e turista corporativo.
Com o slogan "O Rio Grande do Sul tem muito mais", o plano tático apresenta ainda um novo posicionamento internacional para o Estado, buscando destacar as experiências únicas que a região oferece e que vão além do Brasil tradicionalmente conhecido no exterior: turismo de inverno, 400 anos de história das Missões Jesuíticas, geoparques com cânions monumentais, vinhos premiados internacionalmente, alta gastronomia e diversidade cultural.
Cada mercado, uma estratégia
O estudo contempla um conjunto de ações estruturadas para 24 meses. O diferencial está na estratégia personalizada: cada mercado prioritário possui seu próprio plano tático, com ações específicas adaptadas ao perfil do turista, canais de comercialização e características de cada país.
As ações incluem participação em feiras internacionais, missões comerciais, capacitação de agentes de viagem, campanhas publicitárias digitais e off-line, press-trips, influencer trips e desenvolvimento de conteúdo promocional em espanhol e português.
A estreia internacional da estratégia está programada para fevereiro de 2026, na BTL Lisboa, a principal feira de turismo de Portugal. A escolha marca o início das ações no mercado português, identificado como prioritário devido ao crescimento de 28,1% no número de visitantes entre 2024 e 2025.
O documento também estabelece metas quantificáveis e indicadores de desempenho para monitoramento contínuo dos resultados ao longo dos 24 meses de execução.
Texto: Ascom Setur
Edição: Felipe Borges/Secom