Pesquisa aponta 94% de satisfação dos consumidores com atuação do Procon RS
Estudo foi realizado em alusão aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor
Publicação:

O Procon RS participou da primeira pesquisa em âmbito nacional promovida pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE), que teve como objetivo compreender o grau de conhecimento e satisfação da população em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e aos serviços prestados pelos Procons do país. Os dados da pesquisa foram divulgados na quinta-feira (11/9) e apontaram 94% de satisfação dos consumidores do Rio Grande do Sul com o trabalho realizado pelo Procon RS.
Entre os participantes, 61% avaliaram o serviço do Procon estadual ou dos municípios do RS como “excelente”, 27% como “bom” e 11% como “regular”. Não houve nenhum registro das opções “ruim” ou “não sei responder”. O índice de 94% se refere aos consumidores que já utilizaram os serviços do órgão do Estado e que os recomendariam a outras pessoas.
“O Código de Defesa do Consumidor é um marco que apresentou determinações concretas e facilitou o trabalho dos Procons”, destacou o titular da SJCDH, Fabricio Peruchin. “A pesquisa é importante porque nos oferece um mapa com as avaliações sobre os nossos atendimentos.”
A pesquisa, realizada em alusão aos 35 anos do CDC (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), ocorreu entre 2 e 9 de setembro.
Números
Ao todo, 1.252 consumidores de todas as regiões do país participaram do levantamento. No cenário nacional, 86% afirmaram conhecer o CDC, e 84% consideram o código muito importante. Outros 14% reconheceram sua importância, mas avaliaram que poderia ser mais eficaz.
Além disso, 68% dos entrevistados relataram ter enfrentado algum problema na compra de produto ou serviço nos últimos dois anos, sendo que 41% não conseguiram resolver a questão diretamente com o fornecedor. Entre os que registraram reclamação no Procon, 74% obtiveram sucesso, ou seja, o fornecedor resolveu o problema após o registro.
O diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, salientou a importância da articulação da CNPE. “A pesquisa feita pelo Colegiado Nacional demonstra a importância da união dos Procons dentro de um mesmo sistema e com um só objetivo: a harmonização das relações de consumo e a defesa dos direitos do consumidor”, frisou.
Confira a pesquisa na íntegra:
Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom