Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Permuta de imóveis vai gerar economia para o Executivo e Judiciário

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 31.01.2018: O governador José Ivo Sartori assinou, nesta quarta-feira (31), o Contrato de Permuta de dois imóveis do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) por um imóvel com reforma prevista pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande
Permuta assinada por Sartori envolve prédios do Irga e Tribunal de Justiça, permitindo economia e modernização administrativa - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Uma troca vai permitir que os Poderes Executivo e Judiciário economizem dinheiro com obras e aluguel e, dessa forma, também beneficiar a população. O governador José Ivo Sartori assinou, nesta quarta-feira (31), um contrato de permuta de imóveis entre o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A cerimônia foi no Palácio Piratini, com a presença de várias autoridades.

Vai ser assim: dois prédios do Irga, que hoje funcionam como sede administrativa provisória e estacionamento do instituto, serão permutados por um imóvel que atualmente serve de arquivo judicial para o TJ. Dessa forma, o Irga vai ganhar uma sede definitiva, que é esperada há mais de vinte anos, e totalmente reformada pelo próprio tribunal, sem custo para o governo gaúcho. Por outro lado, transferindo os arquivos para os prédios do Irga, o Judiciário vai economizar cerca de R$ 8 milhões por ano em aluguel.

Sartori destacou a importância da parceria e da união de esforços. "Providenciamos mais uma ação de grande benefício ao Estado. A permuta de prédios entre o Irga e o Tribunal de Justiça tem o objetivo de qualificar os serviços e diminuir os custos. Será uma considerável redução no gasto anual do TJ. Em contrapartida, o Irga ganhará um prédio totalmente reformado e em condições de abrigar sua sede administrativa, em definitivo".

Parceria e união de esforços entre os Poderes foi destaca pelo governador. Luiz Chaves/Palácio Piratini

O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, comemorou a medida: "Vai possibilitar um local bem mais adequado para que a equipe do Irga desempenhe suas funções". Raffaele Di Cameli, secretário de Modernização, Administração e Recursos Humanos, lembrou que essa é uma política incentivada pelo governador. "É mais uma vitória de gestão. Mais um trabalho de parceria porque o Judiciário também é governo. Essa permuta representa um projeto de Estado. Estamos economizando em duas frentes que fazem parte do Estado", disse.

O desembargador Giovanni Conti, que representou o Tribunal de Justiça no evento, também comemorou a assinatura. "É uma parceria extremamente importante para nós. Vamos poupar cerca de R$ 8 milhões que pagamos por ano em aluguéis e não vamos precisar construir um prédio novo para nossos arquivos".

O TJ terá o primeiro prédio do Irga à disposição no começo de abril. O Irga recebe o prédio reformado até o fim do ano.

Texto: Vanessa Felippe
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul