Perfuração de poços artesianos atende 300 famílias no interior
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), firmou termo de cooperação técnica para a perfuração de poços artesianos nos municípios de Salto do Jacuí, Toropi e Travesseiro. Os convênios foram assinado pelo secretário José Stédile e por prefeitos municipais. A iniciativa contemplará 322 famílias nas regiões Centro-Serra, Central e Vale do Taquari.
Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP. “É um canal do governo estadual com as comunidades do interior visando o abastecimento de água para consumo humano. Mais do que satisfazer a necessidade básica, é um investimento na qualidade de vida da população”, disse Stédile durante a assinatura, na quarta-feira (5/2), na secretaria, em Porto Alegre.
Em Salto do Jacuí, serão beneficiadas mais de 200 famílias nas localidades Capão Bonito e Júlio Borges, que também contempla assentamentos indígenas. “O município decretou situação de emergência pela estiagem. Os poços chegarão em uma ótima hora”, disse o prefeito Claudiomiro Gamst Robinson.
“O poço era aguardado há dez anos pela comunidade. É uma conquista que se refletirá no desenvolvimento econômico e humano das famílias”, disse Genésio Roque Hofstetter, prefeito de Travesseiro, no Vale do Taquari. O convênio atenderá 80 famílias na localidade de Linha São João Alto.
A comunidade Linha Tamboretã, com 42 famílias, será o local contemplado no município de Toropi, na Região Central. “Se dependêssemos dos recursos próprios, seria muito mais difícil atender a demanda”, disse o prefeito Lauro Scherer, lembrando que o local conta com um poço interditado por desmoronamento.
Também presente na assinatura dos termos, o diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi, além do assessor de gabinete da pasta, Luiz Gustavo Martins.
Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP
Edição: Secom