Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pela primeira vez na história, animal mais pesado da Expointer é de raça zebuína

Touro Brahman, de sete anos, registrou o peso de 1.430 quilos

Publicação:

Na imagem, um grupo de aproximadamente 15 pessoas posa para foto em frente a um estande na Expointer. Entre os participantes, estão homens e mulheres, alguns usando chapéus de palha ou bonés, e muitos com crachás de identificação pendurados no pescoço. Ao fundo, é possível ver um grande boi branco da raça zebuína, identificado por uma faixa azul na cabeça, em destaque como atração principal. Um dos homens segura um painel eletrônico que marca “1430”, indicando o peso do animal, que simboliza o recorde de maior bovino já apresentado na feira. O ambiente é de celebração e registro histórico.
Esta a primeira participação da Cabanha Talismã, de Içara, Santa Catarina, na Expointer - Foto: Dado Nogueira/Ascom Expointer

Falcão, um touro Brahman de sete anos, registrou o peso de 1.430 quilos, tornando-se o animal mais pesado da 48ª Expointer. É a primeira vez que uma raça zebuína conquista o feito. Os frequentadores da feira, desde seu início na década de 1970, se acostumaram a ver pesos-pesados das raças europeias Charolês, Limousin e Devon. 

É a primeira participação da Cabanha Talismã, de Içara, Santa Catarina, na Expointer. “Em nossa primeira vez, ganhar o título de animal mais pesado com um zebu é uma satisfação muito grande”, destaca Edinaldo Souza Borges, cuidador do Falcão, que na fazenda é mais conhecido como Hércules.

Na imagem, um touro da raça zebuína caminha sendo conduzido por um tratador com chapéu de palha e camisa azul. O animal, identificado com o número 1832 preso ao peito, aparece em primeiro plano, destacando seu porte imponente e musculatura robusta. À esquerda, outras pessoas observam a cena, algumas também vestindo trajes típicos de campo. O céu está limpo e azul, com o sol forte iluminando o espaço da feira, onde o desfile do bovino ocorre em ambiente aberto, com cercas e estruturas de estandes ao fundo.
O touro Falcão está inscrito no campeonato da raça Brahman, cujo julgamento será realizado na terça (2) - Foto: Dado Nogueira/Ascom Expointer

“Ele é nascido em nossa cabanha, foi vendido como touro jovem e recomprado dois anos depois. É um bom reprodutor, utilizamos a genética dele, os bezerros que nasceram dele se destacam. Ele foi ganhando peso e a gente viu que ele convertia bem, por isso decidimos vir para a Expointer”, conta Edinaldo.

A cabanha só trabalha com a raça Brahman, escolhida pela docilidade e pelo ganho de peso. “É uma raça excelente para cruzamento industrial, pelo ganho de peso. E na nossa região em Santa Catarina, as raças europeias não se adaptaram, o Brahman se deu muito bem pela rusticidade e todo mundo só quer o Brahman por lá”, explica o tratador.

O Falcão, ou Hércules, está inscrito para o campeonato da raça Brahman, cujo julgamento ocorre na terça-feira (2/9), a partir das 8h, na Pista Central.

Texto: Elaine Pinto/Ascom Expointer
Edição: Ascom Expointer

Portal do Estado do Rio Grande do Sul