Parceria bilateral com Vietnã é reforçada em despedida de embaixador
Publicação:

O embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Socialista do Vietnã, Nguyen Van Kien, que se despede do Brasil, visitou o Palácio Piratini nesta terça-feira (8). A delegação vietnamita foi recebida pelo secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Renato de Oliveira.
Durante a audiência, o embaixador reforçou a intenção de manter o diálogo e o relacionamento com o Brasil e destacou a criação de laços afetivos com o Rio Grande do Sul e seu grande potencial.
Renato de Oliveira acredita que a possibilidade de um maior intercâmbio entre o Vietnã e o RS deve ser intensificada. "Já temos uma prática de cooperação no plano tecnológico na área de cultivo de orizicultura, um convênio do Irga bastante antigo com o país. Essa parceria pode ser fortalecida e, sobretudo, é um indicativo de que deverá se ampliar num futuro muito próximo", estimou o secretário adjunto.
Vietnã no RS
Esta é a décima visita de Nguyen Van Kien ao Rio Grande do Sul. A delegação do Vietnã esteve em junho de 2015 no Palácio Piratini, em visita ao governador José Ivo Sartori. Na ocasião, avaliou a possibilidade de um intercâmbio de conhecimento na área de parques tecnológicos, em visita à Sdect, e conheceu dados técnicos e históricos do trabalho de mais de 75 anos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
O Vietnã é conhecido como parceiro para investimentos brasileiros no Sudeste Asiático e demonstra, no contato feito com representações diplomáticas, interesse no fortalecimento e ampliação das relações de cooperação econômica entre o país asiático e o Rio Grande do Sul. As relações diplomáticas com o Brasil foram estabelecidas em 1989.
Estiveram presentes também o embaixador Nguyen Viet Dung e representantes da Associação de Amizade Brasil-Vietnã.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom