Palácio Piratini recebe iluminação lilás para o Mês da Visibilidade Trans

palácio piratini janeiro lilás
O Janeiro Lilás busca combater os estigmas e a viole?ncia sofrida pela populac?a?o transexual e travesti - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Palácio Piratini, sede do poder executivo gaúcho, em Porto Alegre, está iluminado pela cor lilás. A iluminação especial, instalada na terça-feira (5/1), é uma das ações da Secretaria da Cultura (Sedac) para celebrar o Janeiro Lila?s, Mês da Visibilidade Trans. A cor é uma união das luzes azul e rosa, presentes na bandeira do orgulho transgênero.

O Janeiro Lila?s sera? marcado por uma se?rie de atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade por mais conhecimento e reconhecimento das identidades de ge?nero, além de combater os estigmas e a viole?ncia sofrida pela populac?a?o transexual e travesti.

A secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que é uma mulher trans, reforça a importância do reconhecimento da data. “O estigma em não reconhecer a identidade trans, a baixa escolaridade, o desemprego, o preconceito, a discriminação e a violência com altos índices de assassinatos, tornam o Brasil o país que mais mata transexuais no mundo. A expectativa de vida de uma pessoa transexual fica em cerca de 35 anos, enquanto a expectativa de vida da população brasileira, em média, é de 74 anos. Essa realidade justifica a importância do debate e da sensibilização”, afirmou.

De acordo com Gabriella, a campanha do Janeiro Lilás é um caminho para promover uma cultura de paz e respeito na sociedade. “O que se pretende é possibilitar espaços de diálogo, reflexão e sensibilização sobre o ser humano e os rótulos carregados de estigmas e preconceitos em nossa sociedade, atribuindo cidadania à população prejudicada”, destacou.

Para a assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima, marcar a cor lilás na fachada do Piratini vai além do estímulo visual. “Representa muito mais do que uma transformação visual no prédio, é uma representação da luta de toda uma população, que ao longo da história sempre foi privada de direitos, sofrendo todo o tipo de violência. Que esse lilás entre na mente e no coração de cada um, para que 2021 seja um ano de mais amor e respeito”, disse.

A atual coordenadora de Diversidade Sexual da Secretaria de Justic?a, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Gabriela Lorenzet, explicou que o Janeiro Lilás é uma forma de trazer profundidade ao tema. “A data não é somente alusiva. É um marco, um momento de reflexão e de olhar para essa população, que ainda é tão marginalizada no nosso país. É um mês onde o Executivo, Legislativo, movimentos sociais e entidades de classe são instigados a pensar quais ações ainda são necessárias para tornar a vida dessas pessoas digna, com direitos iguais aos demais”, afirmou.

A ação e? uma parceria da Sedac, por meio da Assessoria de Diversidade, com a SJCDH, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual. O Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) também recebeu a iluminação especial. Um laço lilás constará em todos os materiais para marcar a campanha.

A programação das instituições da Sedac começa no dia 15 de janeiro e será divulgada em breve, com atividades - shows com artistas trans, debates, concursos e exposições virtuais, entre outras - que abordara?o as tema?ticas de ge?nero, discriminac?a?o e resiste?ncia. O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom