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Painel do Gramado Summit apresenta transformação digital do governo

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Foto dos três participantes sentados na apresentação; um deles fala ao microfone. O fundo é escuro com um símbolo de cor roxa.
Participantes debateram experiências de sucesso e projetaram futuro na área - Foto: Pablo Reis/Ascom SPGG

A programação do último dia do Gramado Summit 2024, correalizado pelo governo gaúcho, trouxe os serviços digitais do Executivo estadual como tema do painel “Governança da Transformação Digital - Case Governo Federal e Governo do Estado do Rio Grande do Sul”. A titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, e o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Cristiano Heckert discutiram o assunto com a mediação da CEO e head de inovação da Sisters Live Marketing, Andreia Azevedo.

Vencedor, pelo terceiro ano consecutivo, no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), o Rio Grande do Sul é o Estado mais digitalizado do país. A iniciativa responsável pela conquista é a rs.gov.br, plataforma unificada de serviços digitais do governo gaúcho. Lançada em 2019 como parte da estratégia da SPGG, é liderada pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

“Nos últimos anos, o Estado evoluiu na chamada experiência digital do cidadão, ampliando a oferta de serviços digitais sem esquecer a importância do atendimento presencial”, explicou Danielle. “Nosso compromisso é simplificar e facilitar o acesso aos serviços oferecidos.”

O rs.gov.br concentra 717 serviços estaduais, sendo 95% deles digitais. O índice atual de satisfação do usuário é de 77,5% e, nos últimos cinco meses, a plataforma recebeu 5,8 milhões de acessos.

O RS Digital, lançado em 2023, também foi apresentado durante o painel. O programa visa apoiar os municípios gaúchos na implementação de estratégias municipais de governo digital, colaborando com capacitação, diagnóstico, plano de ação e acesso a boas práticas. Os 45 municípios que já aderiram à iniciativa representam 27,1% da população do RS e 26,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

“O rs.gov.br é um case de sucesso e, com o RS Digital, queremos abraçar os municípios em suas jornadas de digitalização. A adesão é muito importante para fortalecermos os serviços digitais”, pontuou a secretária.

Com enfoque nas estratégias federais, Heckert relatou a trajetória do Brasil em relação ao governo digital. Dois grandes marcos dessa linha do tempo são a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – que digitalizou os processos, conferindo celeridade à gestão – e a criação do login gov.br, que unificou os acessos do cidadão a serviços digitais do governo.

Projetando o futuro, Heckert destacou que o passo seguinte à transformação digital de serviços é o uso intensivo da Inteligência Artificial (IA) nas políticas públicas. Como exemplo, citou o monitoramento de veículos na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A iniciativa, somada à inteligência para verificar movimentos suspeitos, reduziu o número de carros roubados e de roubos de carga no município.

“Um governo orientado por dados explora positivamente novas possibilidades de serviços, aproveitando estrategicamente a imensidão de informações de que dispõe”, afirmou Heckert.

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom

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