Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Painel debateu agenda de cooperação entre a China Contemporânea e o RS

Publicação:

Realizado quarta-feira (14) no auditório da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o "Painel China Contemporânea e o Rio Grande do Sul: a construção de uma agenda de cooperação" apresentou as características socioeconômicas e culturais da China e, ao mesmo tempo, reforçou a necessidade de estreitar laços com este que é o maior parceiro comercial do Estado.

Dentre outros temas, ficou clara a necessidade de revisar a intermediação das grandes trades internacionais no comércio de commodities entre o Estado e a China, e também partir para um modelo diferenciado que permita investimentos em infraestrutura de parte de investidores chineses, o que se encontra em fase de estudos.

Além das medidas para incrementar o fluxo comercial entre o Estado e o gigante asiático – atualmente na casa de U$ 5 bilhões – foram objeto das palestras também os entraves culturais a serem ainda vencidos e os aspectos educacionais,  através do programas de intercâmbio com a  China.

O evento foi mediado pelo presidente da FEE, Adalmir Antonio Marquetti, e contou com a participação de Walter Arno Pichler, pesquisador da FEE, José Vicente Tavares dos Santos, professor e diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea), Tarson Núñes, do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, e de Mr. Tienjun Gu, diretor chinês do Instituto Confúcio da Ufrgs, com tradução simultânea para português e inglês.

Maiores informações sobre os debates, fotos  ou entrevistas exclusivas sobre a cooperação Rio Grande do Sul-China podem ser solicitadas via Assessoria da Imprensa FEE.

Texto: Assessoria FEE
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul