Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa Jovem realizará concerto gratuito em celebração à amizade Brasil-França

Grupo da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre interpreta compositores franceses consagrados na terça (15)

Publicação:

A foto mostra um palco com vários músicos da Ospa Jovem, predominantemente jovens e adultos, tocando instrumentos de corda. Em primeiro plano, no centro, uma pessoa de cabelo escuro e camisa preta segura um violoncelo, olhando para o lado. À sua direita, uma mulher sorri enquanto segura um violino, vestindo uma blusa preta brilhante. Outros músicos ao redor seguram violinos e violoncelos, alguns olhando para frente e outros para os lados. Ao fundo, músicos da orquestra sentam em fileiras, com instrumentos de sopro e percussão visíveis, todos vestindo preto. O palco possui um fundo de madeira lisa e uma iluminação amarelada que destaca os instrumentistas.
Espetáculo integra as comemorações pelos 200 anos de amizade entre Brasil e França - Foto: Vinicius Angeli/Ospa

A orquestra mais avançada da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós realiza, na próxima terça-feira (15/7), mais um concerto gratuito e aberto ao público, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa. O espetáculo integra as comemorações pelos 200 anos de amizade entre Brasil e França.

Professor e músico da Ospa, Arthur Barbosa conduz a orquestra neste repertório com obras de renomados compositores franceses, como Georges Bizet (1838-1875), Camille Saint-Saëns (1835-1921), Jacques Ibert (1890-1962) e Maurice Ravel (1875-1937).

A foto mostra um jovem músico da Ospa Jovem, de pele escura e cabelo crespo, tocando clarinete em primeiro plano, sentado em uma cadeira. Ele veste uma camisa preta e está concentrado no instrumento. Atrás dele, ligeiramente desfocado, outro músico também toca clarinete, enquanto à direita, um terceiro músico toca um fagote. Ao fundo, outras partes da orquestra são visíveis, incluindo instrumentos de sopro e cordas. A iluminação é focada nos músicos, criando um contraste com o fundo mais escuro do palco.
Programação encerra semestre transformador para a Ospa Jovem, que cresceu em quantidade de integrantes e qualidade musical - Foto: Cesar Lopes/PMPA

Participação de solistas premiadas

O concerto contará ainda com a participação de duas solistas premiadas no Concurso Jovens Solistas da Escola da Ospa, em 2024: a violoncelista Samara Moraes, que interpretará o Concerto para Violoncelo, Op. 33, de Saint-Saëns; e a flautista Julia Alves Gregorio, que irá executar o movimento Allegro do Concerto para Flauta, de Jacques Ibert.

O programa inclui também a Suíte nº 2 de L’Arlésienne, de Bizet, e o célebre Bolero, de Ravel. Esse último teve uma apresentação surpresa realizada pela Ospa Jovem no dia 5 de julho: um flashmob no Mercado Público de Porto Alegre, que atraiu centenas de ouvintes curiosos e antecipou parte do repertório deste concerto.

Novos integrantes

A programação encerra um semestre transformador para a Ospa Jovem, que cresceu em quantidade de integrantes e qualidade musical. O momento foi possível com o apoio financeiro e pedagógico do projeto Academia de Música Clássica, parceria entre a Fundação Pablo Komlós e a Secretaria da Cultura (Sedac).

Pela primeira vez, após os 11 anos de existência da Ospa Jovem, os estudantes passaram a receber bolsas de estudo por meio do projeto, inspirado em programas de formação e retenção de talentos adotados por grandes orquestras no Brasil e no exterior. Em 2025, a Ospa Jovem busca consolidar-se como referência entre as orquestras jovens do Estado, promovendo a vivência artística de seus integrantes e ampliando o acesso à música orquestral.

A foto mostra uma orquestra de jovens músicos, a Ospa Jovem, tocando seus instrumentos de cordas em um palco de madeira. A maioria dos músicos está vestida de preto, concentrada em suas partituras e instrumentos. Em primeiro plano, as costas de algumas cabeças da plateia são visíveis, sentadas em cadeiras de madeira escura. Ao fundo, um piano preto e alguns instrumentos de sopro são visíveis. A iluminação é suave, vinda de cima, e o palco tem um brilho natural.
Pela primeira vez, estudantes passaram a receber bolsas de estudo para formação e retenção de talentos - Foto: Vinicius Angeli/Ospa

Serviço

O quê: Concerto da Ospa Jovem
Quando: 15 de julho, terça-feira, às 20h
Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501 - Porto Alegre, RS)

O evento conta com entrada gratuita e disponibiliza medidas de acessibilidade

Programa

  • Camille Saint-Saëns | Concerto para Violoncelo nº 1, Op. 33
  • Jacques Ibert | Concerto para Flauta
    • I. Allegro
  • Georges Bizet | Suíte nº 2 de L’Arlésienne
    • I. Pastorale
    • II. Intermezzo
    • III. Minuetto
    • IV. Farandole
  • Maurice Ravel | Bolero, M. 81

Apresentação: Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa
Regência: Arthur Barbosa
Solista: Samara Moraes (violoncelo) e Julia Alves Gregorio (flauta)

Texto: Ascom Ospa/Ascom Sedac
Edição: Anderson Machado/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul