Ospa faz apresentação comemorativa aos 100 anos do Instituto de Artes da UFRGS
Publicação:
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre faz apresentação comemorativa ao Centenário do Instituto de Artes da UFRGS, no próximo domingo (30), no Salão de Atos do Campus Centro, junto à Reitoria da Universidade, na Avenida Paulo Gama, 110. O concerto faz parte da Série Concertos Especiais da Temporada da Ospa 2008 e encerra as comemorações do Centenário do Instituto de Artes da UFRGS.
Fundado em Porto Alegre em 1908, o antigo Instituto de Belas Artes, atualmente IA/UFRGS - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi inicialmente constituído como uma sociedade particular de ensino, tendo como objetivo principal a formação artística e musical. Estruturado em duas seções - o Conservatório de Música e a Escola de Artes -, o Instituto sobreviveu a diversas crises institucionais até sua posterior incorporação à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1962.
Sob a batuta do Maestro Manfredo Schmiedt e com a participação dos flautistas Leonardo Winter, professor do Instituto de Artes da UFRGS, e André dos Santos Mendes, a Ospa executa as obras Appalachian Spring Suíte, de Aaron Copland, Concertino - Op. 107, para flauta e orquestra, de Cécile Chaminade, Fantasia Sobre Rigoletto de Giuseppe Verdi, Op. 38 - Duo concertante para duas flautas e orquestra, dos irmãos Franz e Karl Doppler. A apresentação se encerra com a execução da Abertura de Guilherme Tell, de Rossini, considerada, junto com O Barbeiro de Sevilha, uma de suas duas obras-primas.
Serviço
O que: Série Concertos Especiais - Centenário do Instituto de Artes da UFRGS
Quando: Domingo, 30 de Novembro, às 10:30h
Onde: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110
Quanto: Entrada franca