Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Organização do Concurso Cidade Mais Florida visita Nova Prata

Publicação:

A coordenadora do Programa Estruturante Nossas Cidades, Helena Hermany(C)com técnicos do governo e o prefeito de Nova Prata, Vitor Antonio Pletsch(D).
Organização do Concurso Cidade mais Florida visita Nova Prata - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Projeto Prefeitura Parceira, do Programa Estruturante Nossas Cidades, do Governo do Estado, fez sua avaliação em Nova Prata, na tarde desta quarta-feira (24). Instituído pela governadora Yeda Crusius, o concurso acontece em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e tem como propósito contribuir para o embelezamento e a valorização ambiental de espaços públicos, através de premiação ao município mais florido do Estado.

Nova Prata é a capital nacional do basalto, rocha magmática extraída no município e utilizada para construir muitas residências e prédios em todo Brasil, servindo de alicerce, revestimento, pisos além de objetos artísticos e muitas outras aplicações. Com uma população estimada em 22.257 habitantes, o município foi premiado pela Unesco pelo projeto pequeno jardineiro, no qual forma jovens para o mercado de trabalho, desenvolvido através da prefeitura municipal. Adolescentes entre 14 e 16 anos recebem meio salário ao mês por trabalhos em jardins, limpeza de canteiros e praças, plantio de flores em vias públicas, sendo a equipe renovada a cada ano.

Para o prefeito de Nova Prata, Vitor Antonio Pletsch, o projeto Cidade Mais Florida é inovador. Quando se incentiva a beleza e se vê um local bem cuidado, o resto é consequência desse processo, já que resulta em saúde, bom convívio e melhoria na situação dos municípios e de sua população. Parabenizou a governadora Yeda Crusius pelo programa, ressaltando a importância de dar continuidade ao projeto em todo o Rio Grande do Sul.

O município representa a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e conta com um viveiro com 370 espécies nativas de plantas, além de outras espécies vindas do exterior.

Entre os critérios de escolha dos vencedores, estão fatores como impacto visual, localização estratégica, originalidade, estado fitossanitário das plantas, características regionais das espécies, perenidade das espécies, ações ambientais que o município desenvolve e integração dos jardins nas práticas de educação ambiental.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul