Obra histórica de saneamento tem início em Viamão
Publicação:
A obra que vai tirar Viamão do índice zero para 50% de coleta e tratamento de esgoto foi oficialmente autorizada, nessa quarta-feira(16), na Rua Antonia de Fraga Ramos, bairro Tarumã. A ordem de serviço do governo do Estado foi assinada pelo secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o prefeito de Viamão, Alex Boscaini, o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, e o representante da empresa construtora, Sultepa.
Conforme Mário Freitas, serão construídos 160 quilômetros de rede coletora e mais 160 quilômetros em ramais, que significam 360 quilômetros de rede entre Viamão e Alvorada. As obras incluem redes coletoras, elevatórias e linhas de recalque. Mário Freitas salientou a disposição da administração municipal em trabalhar em conjunto para viabilizar o projeto, que receberá investimento do governo do Estado superiores a R$ 28 milhões, com recursos provenientes da Corsan e do PAC, do governo federal.
O prefeito de Viamão, Alex Boscaini, fez questão de ressaltar a importância histórica deste ato e, principalmente, o que vai significar para a saúde, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento do município. Ao iniciar estas obras, Viamão estará sendo atendida em uma das mais importantes e antigas demandas de infraestrutura, reafirmou o prefeito. Citou, ainda, a integração do governo do Estado, Secretaria de Habitação, Corsan e governo federal para concretizar o projeto.
Marco Alba disse que esta conquista de Viamão é fruto de muita determinação de sua população em buscar melhores condições de vida, da união de esforços entre os governos estadual, federal e municípal e, principalmente, da retomada da capacidade de investimentos em infraestrutura conquistada pela governadora Yeda Crusius. E essa retomada de projetos essenciais à sociedade gaúcha está sendo possível pela forma de gestão inovadora e corajosa que a governadora implantou no Rio Grande do Sul, afirmou. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Viamão, Éderson Machado, e o chefe de Gabinete da Metroplan, Glademir de Moura de Sarico.