Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

“O país precisa da nossa união”, destaca Leite em encontro com governadores em Gramado

Publicação:

GRAMADO, RS, BRASIL,25/05/2019 - Acontece neste sábado (25/5), em Gramado, na serra gaúcha, a terceira reunião entre os governadores, vice-governadores e secretários dos sete Estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Fotos: Fel
“É preciso reforçar que nós não só podemos nos unir, como não temos o direito de não o fazer", disse Leite na abertura do Cosud - Foto: Felipe Dalla Valle

Sob a influência da primeira onda de frio do ano, Gramado, na serra gaúcha, foi cenário, neste sábado (25/5), do encontro de governadores, vice-governadores, secretários e técnicos dos sete Estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abriu o evento agradecendo a presença dos colegas, os governadores Carlos Moisés (SC), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR) e Renato Casagrande (ES), o vice-governador Cláudio Castro, representando Wilson Witzel (RJ), e a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, que representa João Doria (SP) até a sua chegada (condições meteorológicas impediram o pouso do avião do governador paulista na Serra, obrigando a aterrissagem na capital).

“É preciso reforçar que nós não só podemos nos unir, como não temos o direito de não o fazer. Na medida que o país precisa de ação coordenada, principalmente os nossos Estados, que têm afinidade e podem se unir para fazer entregas à sociedade brasileira e ajudar a alavancar a economia nacional”, destacou Leite.

O anfitrião do evento ainda garantiu aos mais de 150 convidados que o dia será aquecido por importantes discussões que unem seus Estados. Além dos temas econômicos nacionais que pautaram as duas primeiras edições do Cosud, em Belo Horizonte e São Paulo, como a Reforma da Previdência e a renegociação das dívidas dos Estados, devem entrar na pauta os processos de desestatização, com foco no saneamento, enquanto os secretários devem discutir, principalmente, gestão e governança.

GRAMADO, RS, BRASIL,25/05/2019 - Acontece neste sábado (25/5), em Gramado, na serra gaúcha, a terceira reunião entre os governadores, vice-governadores e secretários dos sete Estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
Além de governadores e vices, secretários de Estado de diferentes pastas também participam das discussões no Cosud - Foto: Felipe Dalla Valle

Depois de Leite, os governadores seguiram em suas saudações iniciais, reforçando a importância da integração entre os Estados, alinhando os interesses e demandas comuns. “Juntos, seremos muito mais fortes”, resumiu Zema.

Durante o dia, os chefes de Executivo terão reuniões de trabalho em que alinharão suas demandas prioritárias. O resultado será divulgado na Carta de Gramado, com as conclusões e decisões do encontro.

Painéis e reuniões temáticas

A programação contempla, ainda, painéis com especialistas convidados e reuniões temáticas. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, e o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, comandam o painel “Cenário nacional e reformas”.

Ainda na abertura está prevista a assinatura de um contrato entre o BNDES e o governo do RS. Após, a discussão se dará em torno da temática “Consórcios estaduais: desafios de institucionalidade e governança”, com participação de representantes da Macroplan e da Fundação Dom Cabral.

GRAMADO, RS, BRASIL,25/05/2019 - Acontece neste sábado (25/5), em Gramado, na serra gaúcha, a terceira reunião entre os governadores, vice-governadores e secretários dos sete Estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Fotos: Gus
Leany Lemos, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, explicou como serão realizadas as atividades durante o dia - Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini

Os secretários de Estado, em seguida, realizarão debates temáticos sobre assuntos de interesse das administrações estaduais, abordando desenvolvimento econômico, educação, infraestrutura, ambiente, transportes, saúde e segurança pública, entre outros.

ACOMPANHE

É possível acompanhar o evento pelas redes sociais oficiais do Governo do RS com tuítes em tempo real (@governo_rs), além de transmissão ao vivo pelo Facebook do painel de abertura, às 9h, da coletiva de imprensa, às 12h, e do encerramento, previsto para as 17h.

Cosud logomarca 1
3º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) ocorre neste sábado, 25 de maio, reunindo sete governadores - Foto: Reprodução

Acompanhe a cobertura, ainda, por meio das hashtags #Cosud e #CosudRS nas redes sociais.

Os materiais para a imprensa são disponibilizados em plataformas digitais:

Fotos

YouTube

Soundcloud 

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Patrícia Specht/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul