Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novembro Azul esclarece e alerta sobre o câncer de próstata

Publicação:

Card SES 1
-

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Conscientizar e esclarecer a população masculina sobre a prevenção da doença e a necessidade de fazer o exame de próstata é o objetivo do Novembro Azul, voltado ao combate ao câncer de próstata. O Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria da Saúde organizou ao longo do mês lives, em parceria com a Unisc, UFCSPA e Ufrgs e o programa RS Seguro, para discutir a saúde do homem.

“Tanto no Outubro Rosa quanto o Novembro Azul são momentos importantes para chamar a atenção da população, especialmente da população masculina, para buscar os serviços de saúde e fazer os exames”, afirma Gisleine Lima da Silva, coordenadora de Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria da Saúde.

Na sexta-feira (4/11), o tema da live “Situação do Câncer de Próstata no RS – Diagnóstico, manejo e cuidado”. No dia 11/11, “Panorama da Saúde do Homem no Brasil, Previne Brasil e SISAB – como registrar?”. A programação vai até o dia 25 com a live “A construção do papel masculino na sociedade e sua implicação na violência contra a mulher”. As transmissões poderão ser acompanhadas no YouTube. O tema “Alimentação saudável como fator de proteção para a saúde do Homem” também está previsto para ser abordado.

“É um momento oportuno para os homens pensarem mais em cuidado e prevenção". Gisleine destaca, inclusive, o tema do Ministério da Saúde para o Novembro Azul este ano é "Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro. “Traz a provocação para o homem se cuidar o ano inteiro. Os homens são os maiores usuários de bebida alcoólica, de tabagismo e outros hábitos que acabam prejudicando a saúde. Este mês é um momento oportuno para a gente aproveitar e discutir tudo isso”, reforça.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul