Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Uruguai, governo do Estado realiza pré-lançamento da Expointer 2026 no Mercosul

Comitiva do Rio Grande do Sul participa do Agro em Punta, em Punta del Este

Publicação:

Secretário Edivilson Brum no palco da Agro en Punta com outros debatedores.
Além do pré-lançamento, comitiva gaúcha participa de dois painéis temáticos, que abordam a importância do agronegócio no Estado - Foto: Esther Boeira/Ascom Seapi

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), realizou na quinta-feira (5/2) o pré-lançamento da 49ª Expointer durante a Agro em Punta 2026, em Punta del Este. A comitiva do Rio Grande do Sul participa de 4 a 6 de fevereiro nesse que é considerado um dos principais eventos de agronegócio e inovação do Uruguai. A iniciativa amplia a visibilidade internacional da feira gaúcha no Mercosul.

Além do pré-lançamento, representantes da Seapi participam de dois painéis temáticos, que abordam a importância do agronegócio na economia do Rio Grande do Sul e as ações de impacto desenvolvidas pelo setor no Estado. Também participa da programação a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou que o Agro em Punta é uma vitrine internacional do setor. “A feira simboliza a força do agro no Cone Sul. O Rio Grande do Sul tem no agronegócio uma de suas principais potências econômicas e sociais. O setor gera emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou. Brum acrescentou que o Estado busca fortalecer parcerias e promover a troca de experiências no encontro, com o objetivo de manter o agro gaúcho competitivo, inovador e cada vez mais reconhecido.

A diretora cofundadora do Agro em Punta, Alejandra Pérez Trápani, salientou que o evento uruguaio é semelhante ao do Rio Grande do Sul, ambos realizados a céu aberto. Ela reforçou que a integração regional representa uma vantagem competitiva quando se traduz em uma agenda concreta voltada à produção, ao comércio, à inovação e às políticas públicas. Para Alejandra, a cooperação pode acelerar resultados na região e fortalecer a preservação do Bioma Pampa.

Expointer além da fronteira

O secretário Edivilson Brum destacou ainda que levar a Expointer para fora do Estado contribui para atrair novos expositores, investidores e oportunidades de negócios. A iniciativa fortalece o crescimento do evento e amplia sua projeção internacional. Na sexta-feira (6/2), Brum apresenta o painel “A relevância do agro na economia do Rio Grande do Sul”, com a proposta de consolidar o Estado como polo estratégico para o desenvolvimento agroindustrial e tecnológico no Cone Sul.

O diretor-geral da Seapi e gerente executivo da 49ª Expointer, Joel Maraschin, ressaltou que, no primeiro dia do evento, o estande do governo do Estado recebeu a presidente em exercício do Uruguai, Carolina Cosse, que foi oficialmente convidada para a 49ª Expointer. “O Uruguai é um parceiro estratégico da feira e um importante aliado comercial do agronegócio gaúcho”, enfatizou Maraschin. Ele também apresentou, na quinta-feira (5/2), o painel “Ações de impacto no Rio Grande do Sul”.

Expointer dados consolidados
Expointer 2025 alcançou público recorde de 1.010.020 visitantes, 22,82% a mais em relação ao recorde anterior, de 2023 - Foto: Fernando Dias/ Seapi

Impacto da Expointer

A Expointer 2026 será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro de 2026. Na edição de 2025, a Expointer movimentou R$ 4,4 bilhões em negócios. O evento recebeu mais de um milhão de visitantes e registrou crescimento de 52% no público em relação a 2024.

A feira também gerou cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. Participaram 2.500 expositores e foram expostos 6.696 animais, de diferentes espécies e raças. A programação apresentou avanços em genética animal, com destaque para gado de corte, gado leiteiro e ovinos, além de provas e leilões de raças nobres de cavalos. Entre os principais atrativos, destaca-se o Pavilhão da Agricultura Familiar, além de mais de 30 hectares destinados à exposição de máquinas, tecnologias e inovações agrícolas.

Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul