Natal ilumina Serra Gaúcha com atrações artísticas e decorativas, atraindo milhares de visitantes
Publicação:
A época natalina transforma a Serra gaúcha em um espetáculo a céu aberto de luzes, cores e decoração, em um ambiente de festa que domina as cidades de Gramado e Canela. São centenas de anjos, renas, trenós, presépios e bonecos de papai noel espalhados pelas avenidas e ruas centrais, garantindo o encantamento de milhares de visitantes do Estado e do país. O evento contempla na programação shows musicais, apresentações teatrais, fogos de artifício, desfiles e passeios por recantos temáticos - como fábrica de brinquedos, casinhas de papai noel e árvores de natal gigantes.
Para a governadora Yeda Crusius, que neste ano sancionou o projeto de lei que declara o Natal Luz de Gramado como integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, “conferir reconhecimento oficial ao evento é mais do que justo, por sua dimensão em resgatar o espírito natalino e demonstrar o potencial do Rio Grande do Sul no campo econômico e social, através da união de esforços de toda uma comunidade tanto na esfera pública como privada.
Ainda de acordo com Yeda Crusius, cuja gestão colocou nos últimos dias colocou cerca de R$ 1,1 bilhão na economia com o pagamento - com recursos próprios - das folhas de novembro e do 13º salário antecipado do funcionalismo, também “o alto fluxo de turistas e eventos lota os estabelecimentos da região, incrementando o movimento do comércio e de serviços, nas mais variadas frentes e produtos, e gerando mais trabalho, renda e investimentos”.
Programação
Neste domingo (7), o Natal Luz de Gramado, que chega a sua 23ª edição, tem em sua programação a tradicional cerimônia de Acendimento das Luzes, na Avenida das Hortênsias, a principal da cidade, movimentando multidões. Após, o Grande Desfile de Natal reúne diversas personagens que remontam a história de uma Vila de Natal. Crianças e adultos participam do cortejo que, desde a estréia, em 2001, foi assistido por 300 mil pessoas.
Em Canela, onde o evento recebe o nome de Sonho de Natal, teve nesse sábado (6) a também tradicional cerimônia de Chegada do Papai Noel, na Catedral de Pedra, igreja cartão-postal da cidade, atraindo milhares de pessoas. A apresentação, em que o Papai Noel chega à cidade pela torre da Catedral, teve a participação da cantora Fafá de Belém e da Orquestra de Câmara de Porto Alegre, além do núcleo de atores de Canela. Com atrações diárias, o Sonho de Natal estende-se até 6 de janeiro, enquanto o Natal Luz vai até o dia 11.
Patrimônio cultural
O ato de a sanção da governadora Yeda Crusius ao projeto de lei que declarou o evento como integrante do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Giovani Cherini (PDT), foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 12 de novembro.