Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Museu de Arte Contemporânea abre mostra simultânea de Umbelina Barreto e Flávio Morsch

Publicação:

Museu de Arte Contemporânea
A visitação à exposição simultânea vai até 25 de setembro - Foto: Reprodução

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), vinculado à Secretaria da Cultura, abre nesta terça-feira (9), às 19h, a exposição simultânea 'Utopia e Náusea | Náusea e Utopia'. Com curadoria de Ana Zavadil, a mostra da artista Umbelina Barreto ocorre na Sala Xico Stokinger, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a de Flávio Morsch, na Sala Sotero Cosme, também no 6º andar da CCMQ. 

“O repertório artístico de Barreto e Morsch é heterogêneo e se encontram por meio de conceitos operacionais. Para eles, o ateliê é um lugar de autoconhecimento e experimentações, onde exercem juntos, há mais de 20 anos, as suas capacidades reflexivas, intelectuais e inventivas”, destaca a curadora. 

Os trabalhos de Umbelina Barreto são parte de sua produção de 2015 e 2016, e se inserem na série denominada Narrativas Cruzadas, constituída de desenhos em grandes formatos feitos em papel e tecido. O diálogo das formas traz a presença de contextos africanos, americanos e europeus, enfatizando a utopia da mistura que nos constitui. Da sociologia à política, sempre com o foco na cultura, o espaço do desenho vai sendo tramado, trançado, entrelaçado, tal como as formas das narrativas em busca de um caminho de significação, possibilitando a construção de diversos sentidos pelo observador.

Já as pinturas de Flávio Morsch foram elaboradas entre 2002 e 2005 e são atemporais. As relações de cor e luz perseguidas pelo artista ora dão-se como uma multiplicação ao infinito, em uma utopia caleidoscópica, ou enfatizam relações inusitadas de cor, ou ainda liberam a luz beirando a quietude do sublime. Em outros momentos, nas suas pinturas, o artista brinca com figurações que balançam entre o totêmico e o banal, o primitivo e o contemporâneo. 

A visitação à exposição simultânea vai até 25 de setembro, de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.

Texto: Ascm Sedac
Edição:  Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul