Museu da Fundação Zoobotânica/RS participa do Congresso de Zoologia em Salvador
Publicação:

Uma versão compacta da exposição Fauna e flora na tradição gaúcha será levada pelo Museu de Ciências Naturais (MCN) da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul para o 24º Congresso Brasileiro de Zoologia, entre os próximos dias 5 a 9 de março, em Salvador. Ela vai se somar à exposição Museus e animais: memória do Brasil que reúne acervos de 17 museus de zoologia e história natural de todo o país. O evento deve receber cerca de cinco mil pessoas. OMCN é a única instituição do gênero, do Sul do Brasil, presente ao 24º Congresso.
A exposição Fauna e flora na tradição gaúcha apresenta exemplares típicos da biodiversidade riograndense, como o bugio, tachã (tarrã), tatu, lagarto, graxaim e tuco-tuco, além de músicas e poesias relacionadas ao Rio Grande do Sul.
A diretora do MCN, Simone Mirapalhete, afirma que a participação nesse tipo de evento divulga a biodiversidade presente no Estado e também proporciona a troca de informações e experiências.
Conforme a página oficial do evento, o objetivo de possuir um espaço especial para os museus é despertar na sociedade o entendimento sobre a importância desses museus para a preservação do patrimônio e da memória da biodiversidade nacional, indispensáveis para a o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como para ações conservacionistas e de desenvolvimento sustentável.
Programação
Na programação oficial do CBZ, o MCN terá a participação da bióloga Ingrid Heydrich. No dia 7, ela faz palestra sobre Múltiplos embriões em ovos de Megalobulimus sp (Gastropoda, Megalobulimidae) mantidos em laboratório. A palestra integra o Simpósio de Malacologia.
Já o biólogo Luciano Moura coordena, nos dias 8 e 9 de março, o II Simpósio de Coleóptera e, no dia 9, realiza a palestra Como uma família de coleópteros pode subsidiar estudos evolutivos. Moura também integra a Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Zoologia, responsável pela organização do evento.
A também bióloga e curadora de parte da Coleção de Insetos do MCN, Maria Helena Galileo, prestigiará a premiação do livro organizado por Ubirajara Martins (USP) - Cerambycidae sul-americanos v.12 - do qual é co-autora de um capítulo.
Texto e foto: Daniel Hammes
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305