Missão oficial estreita laços comerciais entre Rio Grande do Sul e Chile a partir desta terça

Card viagem
- - Foto: Bruno Ibaldo / Arte Secom

Com o objetivo de buscar oportunidades de negócios entre o Rio Grande do Sul e o Chile, uma comitiva formada pelo governador Eduardo Leite, secretários de Estado e empresários inicia, nesta terça-feira (4/6), um roteiro de reuniões em Santiago. Durante dois dias, o grupo participará de um seminário organizado em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) e o governo chileno, além de encontrar-se com representantes da Ultramar e da CMPC. Esta é a segunda viagem internacional do governador desde o início do mandato.

“No mês passado, tivemos a oportunidade de apresentar o Rio Grande do Sul a alguns dos maiores investidores do mundo, na viagem a Nova York. Agora, nossa intenção é ampliar a presença do Estado na América Latina, visto que temos uma posição estratégica no Mercosul e muitas possibilidades a serem exploradas com países vizinhos, como o Chile”, projeta Eduardo Leite.

A equipe de secretários de Estado que viajará para Santiago tem os titulares das pastas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e de Logística e Transportes, Juvir Costella, além dos secretários extraordinários de Parcerias, Bruno Vanuzzi, e de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, além do superintendente dos Portos do Rio Grande, Fernando Estima.

O seminário Oportunidades de Negócio RS–Chile começa na terça-feira, às 9h30 (horário local de Santiago; 10h30 no Brasil), com a apresentação do governador Eduardo Leite ocorrendo a partir de 10h15 (confira abaixo a programação do primeiro dia).

Negócios com o Chile

Em 2018, o Brasil foi o principal parceiro comercial do Chile na América Latina. Enquanto o Chile é o segundo país que mais negócios faz com o Brasil na América do Sul, atrás apenas da Argentina.

O Brasil concentra o maior estoque de investimentos externos chilenos, que já ultrapassou a marca dos US$ 35 bilhões. Os investimentos brasileiros na economia chilena passam de US$ 4,5 bilhões.

Nas últimas décadas, a integração regional tem dominado a pauta de negociações entre ambos os países.

No ano passado, as exportações do RS para o Chile alcançaram US$ 489,7 milhões, o maior valor para os últimos 10 anos, o que significa elevação de 5,6% em valor e 1,7% em volume em relação a 2017.

O mercado chileno costuma alternar entre a quarta e a quinta colocação entre os maiores parceiros comerciais do RS, com participação média de 2,2% nas exportações gaúchas.

Programação da terça-feira, dia 4/6*

9h35 – Abertura do evento seminário Oportunidades de Negócios RS–Chile

10h15  Apresentação do governador Eduardo Leite sobre potencialidades do RS

11h45  Coletiva de imprensa com o governador e o presidente da Fiergs, Gilberto Petry