Missão gaúcha é recebida no Estado de Edo, na Nigéria
Publicação:
O segundo dia da missão gaúcha à Nigéria, integrada por representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e da Saúde, além de empresários do setor privado, foi cumprido em Benin City, capital do Estado do Edo, localizado naquele que é considerado o coração do país africano. A comitiva saiu de Abuja, Capital Federal, e foi ao encontro do governador de Edo, Adams Oshiomnhole.
O governador apresentou o Estado, que tem cerca de 20 mil quilômetros quadrados, clima temperado, com duas estações distintas; de seca, entre os meses de dezembro a março e chuvas de abril a novembro. O estado do Edo, com quatro milhões de habitantes, está investindo cerca de US$ 670 milhões em projetos de rodovias, educação e saúde. Com características agrícolas, ocupa dos seus 100 mil hectares agricultáveis, 20 mil com palmas, para a produção de óleo, e outros 20 mil com lavouras de arroz. É uma terra abençoada, com fartura de água, que pode ser explorada por muitas culturas, disse o governador.
O secretário Mainardi, depois de ser recebido pelo rei Erediauwa Oba, oficializou, em nome do governador Tarso Genro, convite para que a Nigéria participe como convidada especial da Expointer. Estamos aqui para aprofundar relações, prospectar possibilidades de negócio e, fundamentalmente, para assumirmos protagonismo nesta nova fase das relações internacionais do País, que, sem abandonar antigos parceiros, reconhece a necessidade de fortalecer o intercâmbio sul-sul, privilegiando países como a África, Rússia, India e China, destacou Mainardi.
Agenda
Nesta quarta-feira, depois das apresentações, serão realizadas rodadas de negócios setoriais e visitas. O dia se encerra com recepção oferecida pelo governador do Edo.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Antonio Martins
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305