Missão gaúcha conhece modelo de cooperativas do País Basco, na Espanha
Publicação:

A missão do Governo do Estado, que está na Europa para intercâmbio de experiências com o modelo das cooperativas agrícolas do país, deu início ao primeiro dia da agenda nessa quarta-feira (25), no País Basco, Espanha. A viagem tem ainda o objetivo de estimular parcerias entre cooperativas europeias e gaúchas na agroindústria, e conhecer as políticas governamentais de apoio ao setor.
Pela manhã, a comitiva gaúcha reuniu-se com a diretora de relações exteriores do governo Basco, Leyre Madariaga, que destacou o forte incentivo da região às cooperativas e empresas familiares. Na ocasião, as potencialidades do Rio Grande do Sul foram apresentadas, e foi entregue uma compilação de normas e leis sobre cooperativismo e economia solidária no Estado.
À tarde, o grupo foi recebido pela secretária técnica da confederação de cooperativas da Euskadi, Lorea Soldevilla, onde conheceu a legislação que rege as cooperativas, além do importante vínculo com as universidades locais. De acordo com Lorea, a boa relação com o governo é indispensável, pois contribui para que as cooperativas sejam fortemente consideradas no momento de elaboração das leis.
Segundo a assessora de relações internacionais do Estado, Lana Falk, o sucesso do modelo está na intercooperação, onde há auxílios mútuos. A confederação se constitui como a voz de todo o cooperativismo basco, com o princípio de que todos os trabalhadores sejam sócios e participem dos lucros da empresa, informou, destacando a existência de um fundo garantidor, onde cada entidade contribui para viabilizar o crédito nos bancos.
Nesta quinta-feira (26), a comitiva visita a sede do Grupo Mondragón, líder mundial no assunto. A missão se estende até 6 de outubro, e inclui ainda visitas às cooperativas urbanas e agroindustriais na Emília-Romanha e Vêneto, na Itália.
A delegação é integrada por representantes da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) e Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Acompanham a missão, integrantes da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs); Cooperativa de Produção Cristo Rei (Cooperei); Cooperativa Mista de Trabalho e Produção Bom Samaritano (Cooperbom); Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres); Cooperativa de Reciclagem Litoral Sul (Cooarlas); Cooperativa Central Agrofamiliar (Agricoop) e Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho); e a deputada estadual Marisa Formolo.
Texto: Letícia Kiraly
Foto: Acri
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305