Margs inaugura a exposição Portinari na Coleção Castro Maya
Publicação:
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) inaugura, neste sábado (10), às 11h, em Porto Alegre, a exposição Portinari na Coleção Castro Maya, primeira grande mostra do artista realizada no Estado. A iniciativa possibilitará o acesso a uma série de trabalhos do pintor paulista, dentre os quais telas, desenhos e gravuras, produzidas entre 1938 e 1958, e que raramente deixam o Museu da Chácara do Céu, no Rio de Janeiro.
Apresentada em abril, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a mostra enfoca a obra de Cândido Portinari pelo viés da amizade estabelecida entre ele e o mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya. A exposição está estruturada nos módulos - Colecionador, Mecenas, Amigo - que explicitam diferentes facetas da atuação de Castro Maya como colecionador e amigo de Portinari. A relação entre os dois começa no início da década de 1940, quando o idealizador da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil convidou o artista para ilustrar o primeiro título de suas obras raras de tiragem limitada.
A mostra, resultante de parceria com o Ministério da Cultura, apresentará também trabalhos e projetos especiais encomendados por Castro Maya, como ilustrações de livros, além de material bibliográfico, fotografias e documentos que registraram o afeto e as afinidades que uniram os dois. As obras foram selecionadas pela curadora Anna Paola Baptista.