Lula destacará política externa do RS durante reunião do Conselhão
Publicação:

Uma política de relações internacionais focada na integração regional e na cooperação solidária, com a ousadia necessária para a inserção da economia gaúcha em novos mercados. A proposta, apresentada ainda em 2010 pelo Programa de Governo de Tarso Genro e Beto Grill, foi seguida à risca pelo Executivo estadual e já apresenta resultados positivos, como a atração de empresas estrangeiras e as inúmeras parcerias em áreas como cultura, ciência e tecnologia.
Essa estratégia de política externa adotada pelo Governo do Estado é um dos temas que serão abordados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (14), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes). O encontro ocorrerá a partir das 16h30, no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro. O encontro terá transmissão ao vivo pelo site do Governo do Estado.
Para o chefe do Executivo, o Rio Grande do Sul busca uma interação ativa com o cenário global, ao mesmo tempo em que articula políticas de integração regional, seja do ponto de vista econômico, político, institucional ou cultural com outros países do mundo. É a vez do Rio Grande do Sul sair desse medo, não ficar esse estado paroquializado, fechado, inibido, e disputar uma posição na globalização, e é isso que o nosso Governo está fazendo com essas missões. Temos um nicho próprio para impulsionar o nosso Estado nessas relações globais.
Diversos países já receberam as comitivas gaúchas formadas por empresários, acadêmicos e integrantes do Governo Estadual, entre eles Coreia do Sul, Cuba, Portugal, Espanha, Inglaterra e Israel. Também foram realizadas expedições para os países vizinhos Argentina e Uruguai, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio regional. Integrantes desses países também estiveram no Rio Grande do Sul para dar continuidade às relações.
Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305