Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lotéricas da Caixa Econômica Federal passam a aceitar pagamento do IPVA

Contribuinte precisa informar somente placa e Renavan do veículo no local de atendimento

Publicação:

IPVA 2023 card1
-

Os motoristas gaúchos têm mais uma opção de local para realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Na última quarta-feira (7/3), foi homologado o reingresso da Caixa Econômica Federal (CEF) na lista de instituições credenciadas para receber a quitação do tributo, inclusive o pagamento de valores inscritos em Dívida Ativa (DAT).

O atendimento aos contribuintes ocorrerá exclusivamente nas agências lotéricas vinculadas à Caixa, que também passam a arrecadar outros débitos veiculares, como licenciamento e multas vencidas. Para efetivar o pagamento, o contribuinte não precisa ser correntista do banco federal e deve informar somente placa e Renavan do veículo no local de atendimento.

Demais bancos credenciados:

Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa)
Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa)
Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)

Antecipação em março oferece descontos de até 22,4%

Em março, os motoristas que optarem pela antecipação do tributo ainda terão descontos que podem chegar a 22,4% – somando as reduções de Bom Motorista e Bom Cidadão. Os contribuintes que aderirem ao parcelamento também terão desconto de 3% na cota de março. No final de abril, inicia a escala de vencimentos do tributo, conforme o cronograma abaixo:

ipva vencimentos placas
-

Para mais informações sobre o IPVA 2023, clique aqui.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul