Lideranças da Região 7 aprovam Hospital de Parobé como referência em traumato-ortopedia

Card SES 1
-

A Secretaria da Saúde (SES) e os gestores de municípios que fazem parte da Região de Saúde 7 do Estado aprovaram, nesta sexta (17), a mudança de referência no atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia para o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Na semana passada, a região 6 já havia referendado a transferência do serviço. Com a decisão, o município substituirá Canoas como referência para procedimentos cirúrgicos. Os termos aditivos para o novo contrato com o hospital já estão em tramitação.

A titular da SES, Arita Bergmann, destacou a articulação da região, do governo do Estado e dos municípios para viabilizar a implementação dos serviços, além do apoio unânime dos secretários municipais à transferência. "Hoje, consolidamos, com a Região 7, a mesma adesão obtida na Região 6. Isso é estar junto. Gestor estadual e gestores municipais construindo, unidos, soluções para a saúde”, disse a secretária. E acrescentou: “A fila das cirurgias precisa andar e os pacientes precisam ter a possibilidade de realizar procedimentos de alta complexidade em um hospital com a qualidade de atendimento que o hospital de Parobé oferece".

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Joel Wilhelm, lembrou que a mobilização vem sendo feita há alguns anos, buscando melhorar o atendimento às comunidades. "Essa mudança trará mais agilidade, praticidade e dignidade aos pacientes”, afirmou. Ele também ressaltou a importância do diálogo e da parceria com diferentes segmentos da sociedade para encontrar uma solução convergente.

Regiões de saúde

Uma região de saúde reúne municípios limítrofes, a partir de identidades culturais, econômicas, sociais e com redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, a fim de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

Com a mudança aprovada pelas regiões 6 e 7, o hospital de Parobé irá atender os moradores dos seguintes municípios: Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas, que fazem parte da Região 6; e Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga, que compõem a Região 7.

Texto: Ascom SES