Leite reforça mensagem de estabilidade e reconstrução durante painel do BTG em Nova York
Governador apresentou trajetória de transformação institucional e fiscal do Estado
Publicação:

Em um cenário de instabilidade global e pressões sobre a economia brasileira, o Rio Grande do Sul tem buscado transmitir uma mensagem clara: é possível crescer com responsabilidade, fazer reformas com diálogo e reconstruir com inteligência. Essa foi a tônica da participação do governador Eduardo Leite no painel “Brazil and the World Economy”, promovido nesta quarta-feira (14/5) pelo BTG Pactual, em Nova York.
A conversa contou também com a presença dos governadores Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), e reuniu investidores, executivos de fundos internacionais e analistas econômicos.
Ao longo da sua participação, Leite apresentou os dados recentes do RS e a trajetória de transformação institucional e fiscal do Estado. Falou também sobre o crescimento de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, a geração recorde de empregos em 2025 e os mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados anunciados desde o ano passado.
O governador reforçou ainda o papel do Estado na recuperação após os eventos meteorológicos de 2024, com destaque para a execução do Plano Rio Grande e o compromisso com uma reconstrução baseada em resiliência e sustentabilidade.
“Estamos falando de reconstrução, mas também de reposicionamento. O Rio Grande do Sul está aproveitando este momento para acelerar uma agenda de futuro, com equilíbrio fiscal, abertura ao investimento privado e prioridade absoluta em sustentabilidade”, afirmou.

Liderado por Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
No evento, o governador defendeu a importância de previsibilidade institucional e a responsabilidade fiscal para destravar o crescimento brasileiro. Citou a necessidade de manter o foco em reformas que garantam equilíbrio nas contas públicas, segurança jurídica e um ambiente estável para o setor produtivo. Também abordou a importância da cooperação federativa para superar os gargalos estruturais do país.
A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.
A presença do Rio Grande do Sul em espaços como o BTG Pactual Investor Day é parte da estratégia da missão internacional do governo de posicionar o Estado como destino confiável e estratégico para investimentos de longo prazo. A missão segue até quinta-feira (15/5).

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom