Governador reforça interesse do Rio Grande do Sul por voo direto à Itália

Reunião com Ita Airlines
Leite destacou que o RS tem diversas condições que favorecem a criação dessa nova rota, como a localização geográfica - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Em reunião com a direção da ITA Airways nesta terça-feira (16/4), o governador Eduardo Leite e a comitiva gaúcha em missão oficial reforçaram à companhia o interesse do Rio Grande do Sul em viabilizar um voo direto entre o Estado e a Itália. A reunião foi realizada na sede da ITA, em Roma. Na apresentação, Leite destacou que o Rio Grande do Sul tem diversas condições que favorecem a criação dessa nova rota, como a localização geográfica, por exemplo.

“O nosso Estado pode ser, a nosso ver, um hub para essa região do Mercosul. Nós temos voos diretos do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, para Santiago do Chile e para Montevidéu, e esses dois países não têm voos diretos para a Itália a partir dessas cidades. Mostramos as ferramentas de incentivos que nós temos e é uma relação que vai se estabelecendo a partir de agora”, detalhou o governador.

Leite também ressaltou que o Rio Grande do Sul tem uma política de incentivo à aviação, com redução de impostos sobre o querosene e o maior número de voos regionais entre os estados brasileiros. O governador lembrou que em 2025 será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Estado e que há uma forte ligação cultural e identitária entre o Rio Grande do Sul e a Itália.

Reunião com Ita Airlines 2
“O nosso Estado pode ser, a nosso ver, um hub para essa região do Mercosul", disse Leite - Foto: Maurício Tonetto/Secom

A partir de agora, a companhia fará as suas análises para verificar a viabilidade financeira e operacional de uma eventual rota. O governo reforçou o sucesso dos voos existentes entre Porto Alegre e Lisboa, com ocupação média de cerca de 80%, como exemplo de que há demanda para novos voos ligando o Rio Grande do Sul à Europa.

Reunião com a ASTM

Após a reunião com a ITA, o governador e a comitiva tiveram audiência com representantes da ASTM para apresentar oportunidades de novas concessões em rodovias dos blocos 1 e 2. Em seguida, a agenda de compromissos do dia será concluída com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Roma.

A missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Estado. Em 2024, ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Também integram a comitiva os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodrigues, de Comunicação, Tânia Moreira, e de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom