Leite reafirma importância do esporte ao homenagear atletas paralímpicos

Parapan1
Governador agradeceu a presença dos atletas paralímpicos e das pessoas que os apoiam e contribuem para formação e treinamento - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, foi palco, na manhã desta quinta-feira (25/7), de homenagem aos 12 atletas gaúchos ou com atuação no Estado que vão representar o RS nos 6º Jogos Parapan-Americanos neste ano, em Lima, no Peru. A competição será entre 23 de agosto e 1º de setembro, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho a 11 de agosto.

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 nações. Conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será a maior participação nacional na competição até hoje – 512 integrantes na missão, com 337 atletas representando o país.

O governador Eduardo Leite agradeceu a presença de todos os jogadores paralímpicos e das pessoas que os apoiam e que contribuem para a formação e o treinamento dos atletas. “Não são vocês que precisam nos agradecer, somos nós que devemos agradecimentos a vocês pelo bonito exemplo de superação e de realização de façanhas”, declarou.

A importância dada pelo Estado ao esporte fica clara já pela criação de uma pasta específica para o assunto – a Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), da qual o secretário João Derly é encarregado. Além disso, Leite reconheceu a importância da prática de atividades físicas tanto para o indivíduo como para o coletivo. “Não é à toa que virou uma ferramenta de segurança para que o Estado consiga reduzir índices de violência”, comentou, ao destacar que o esporte contribui para a formação de disciplina, integração e respeito ao adversário, além de servir como alternativa a atividades menos saudáveis e até perigosas.

Parapan2
Secretário Derly anunciou que em agosto será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
O atleta escolhido para representar o grupo na cerimônia foi Ricardo Steinmetz Alves, o Ricardinho, jogador de futebol de 5 (futebol para deficientes visuais), que já atuou na seleção brasileira de futebol de 5 e, atualmente, joga pelo clube Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc). “Ver todos os atletas aqui, hoje, é uma demonstração de como nosso movimento tem crescido e se profissionalizado. O esporte é uma ótima ferramenta de mudança de vida e, para nós, dá mais força para superarmos nossas dificuldades”, relatou. Ricardinho, natural de Osório, foi eleito três vezes o melhor do mundo e já fez 112 gols pela seleção brasileira.

Aproveitando a ocasião, o secretário Derly anunciou a abertura das inscrições para o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer. O Paracergs é a etapa estadual para a seletiva das Paralimpíadas Escolares 2019, evento nacional realizado pelo CPB, que ocorre de 18 a 23 de novembro, em São Paulo. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto e podem ser feitas por meio de link no site da Sel.

O secretário também adiantou que, em agosto, será lançado o edital do Fundo Estadual do Incentivo ao Esporte. O edital contemplará 24 projetos, sendo quatro para o RS Seguro, 10 para desporto geral e 10 para o paradesporto (42% dos projetos). “Queremos reduzir o dano causado pela falta de investimento na área no nosso Estado, e retomar o crescimento do paradesporto gaúcho”, comentou Derly.

Atletas homenageados

- Anderson Wassian da Silva – Judô

- Gelson José da Silva Júnior - Basquete em cadeira de rodas

- Ricardo Steinmetz Alves - Futebol de 5

- Luan Lacerda Gonçalves - Futebol de 5

- Tiago Silva - Futebol de 5

- Raimundo Nonato Alves Mendes - Futebol de 5

- Susana Schnarndorf Ribeiro – Natação

- Maria Carolina Gomes Santiago – Natação

- Maria Dayanne da Silva – Natação

- Roberto Alcalde Rodriguez – Natação

- Geraldo von Rosenthal - Tiro esportivo

- Lutimar Abreu Paes - Atleta guia

Clique aqui e acesse fotos da homenagem no Palácio Piratini.

00:00:00/00:00:00

Governador recebe delegação que representará o Estado no Parapan de Lima.

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom