Leite entrega 121 veículos da Operação Terra Forte e primeiras unidades do Cartão Cidadão a agricultores familiares
Ato impulsiona execução do programa, com reforço à assistência técnica e concessão de auxílio financeiro
Publicação:
O governador Eduardo Leite entregou, nesta segunda-feira (22/12), na sede central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, 121 veículos que serão utilizados na Operação Terra Forte e as primeiras unidades do Cartão Cidadão a agricultores familiares selecionados no programa. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e marca o início da execução dos eixos 1 e 2 da política pública, voltada à recuperação socioprodutiva, ao fortalecimento da resiliência climática e ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. O ato também contou com a presença do titular da SDR, Vilson Covatti, e do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz.
Os veículos entregues nesta primeira etapa irão estruturar e fortalecer a capacidade operacional da Emater/RS-Ascar, garantindo melhores condições de deslocamento para as equipes técnicas responsáveis pelo atendimento direto aos agricultores familiares em todas as regiões do Estado. Os veículos apoiarão a execução das ações previstas no Eixo 2 do programa, que contempla a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).
O Eixo 1 da Operação Terra Forte prevê a seleção de agricultores familiares para o recebimento do auxílio financeiro, que poderá ser utilizado em ações como recuperação de áreas produtivas, adoção de práticas voltadas à resiliência climática e iniciativas destinadas à recomposição dos aspectos ambiental e social da propriedade. Já o Eixo 2 abrange a realização de diagnósticos socioprodutivos, o planejamento e a execução dos planos de recuperação das propriedades, além da difusão de tecnologias adequadas à agricultura familiar.
“O ano de 2026 será o da implementação de fato desta iniciativa cujo impacto vai muito além das milhares de famílias da agricultura familiar que serão contempladas. É um programa com imenso potencial de ampliação, a partir do exemplo que essas propriedades serão para muitas outras em relação à aplicação das técnicas de manejo do solo adequado. Essas técnicas vão permitir maior proteção e resiliência da nossa produção e o aumento de produtividade”, enfatizou Leite.
Auxílio financeiro e equipamentos
Durante o mesmo ato, foram concedidos cinco Cartões Cidadão aos primeiros agricultores familiares beneficiados pela Operação Terra Forte. O cartão representa um auxílio financeiro de até R$ 30 mil, em parcela única, destinado à execução de medidas de recuperação produtiva e incremento da resiliência das propriedades rurais, conforme plano de ação individualizado elaborado com o apoio da Aters. Os cartões distribuídos integram a etapa inicial do programa, que prevê a distribuição de 12 unidades nesta fase de começo da execução.
Como parte do fortalecimento da assistência técnica, também foram entregues 535 aparelhos de telefonia móvel às equipes envolvidas na execução do programa. Os equipamentos irão contribuir para a agilidade no atendimento aos agricultores, o registro de informações técnicas, o monitoramento das atividades de campo e a integração dos dados relacionados às ações da Operação Terra Forte.
Balanço
Após apresentar o balanço das principais ações da SDR ao longo do ano, Covatti reforçou o compromisso do governo com o setor. “Apoiar a agricultura familiar é fortalecer quem trabalha no meio rural e garante o alimento na mesa das famílias. Estamos entregando instrumentos e recursos para que os produtores que tiveram suas atividades prejudicadas possam se reerguer, recuperar suas propriedades e ampliar sua capacidade produtiva”, disse.
As ações de Aters previstas poderão alcançar até 150 mil propriedades rurais em todo o Rio Grande do Sul, ampliando o impacto da política pública e assegurando suporte técnico contínuo aos agricultores familiares, especialmente àqueles afetados por eventos meteorológicos adversos.
Schwerz ressaltou o caráter coletivo da construção do projeto e o papel estratégico da extensão rural na transformação da agricultura. “Desde o início do debate da iniciativa, a Emater/RS-Ascar foi convidada a construir essa proposta de forma conjunta, em um trabalho integrado com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, instituições de pesquisa, universidades, Embrapa e cooperativas. Nosso papel foi compilar e organizar as contribuições, apresentando também a visão do campo e da propriedade rural. Pudemos, assim, estruturar etapas a partir das metodologias extensionistas, que permitem ao produtor compreender os processos e desenvolver sistemas de produção mais sustentáveis", contou.
A entrega dos veículos, dos aparelhos de telefonia móvel e dos primeiros Cartões Cidadão acelera o ritmo de execução da Operação Terra Forte, a partir de janeiro de 2026, assegurando as condições materiais necessárias para a implementação efetiva do programa. Além disso, reforça o compromisso do governo do Estado com a agricultura familiar, a recuperação produtiva, a resiliência climática e o desenvolvimento rural sustentável.
Texto: Ascom SDR
Edição: Secom