Leite e ministro Salles visitam o cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul
Publicação:

O governador Eduardo Leite e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitaram, na manhã desta sexta-feira (12/4), o Parque Nacional Aparados da Serra (cânion Itaimbezinho), em Cambará do Sul, na Serra.
Antes da visita, ambos, acompanhados do prefeito do município, Schamberlaen Silvestre, sobrevoaram a área do parque e também do Parque Nacional da Serra Geral (cânion Fortaleza).
Visitando pela primeira vez o local, o ministro Salles se mostrou encantado com o potencial, cuja magnitude é difícil de descrever, disse. "É indescrítivel e tem um potencial espetacular. Se bem administrado e com cuidado ambiental é capaz de gerar riqueza e desenvolvimento para a região", declarou.
Para o governador Eduardo Leite, a proximidade de Cambará do Sul a outras cidades com um turismo já consolidado, como Gramado e Canela, é uma alavanca de oportunidade. "Os cânions ficam a uma distância razoável para que o turista venha de Gramado ou Canela, ou também do litoral gaúcho e catarinense", comentou.

Depois da visita, que incluiu o trajeto a pé até o mirante do cotovelo, o governador retornou a Porto Alegre, para cumprir agendas no Palácio Piratini. O ministro ainda visitou o cânion Fortaleza.
Salles veio ao Rio Grande do Sul discutir com o governador a concessão de quatro parques e florestas gaúchos à iniciativa privada. Além dos dois em Cambará do Sul (Aparados da Serra e Serra Geral), também entram na proposta a Floresta Nacional de Canela e a Floresta Nacional de São Francisco de Paula.
O Ministério do Meio Ambiente prevê que o edital seja lançado em outubro deste ano. Na quinta-feira (11/4) à noite, Leite participou de reunião sobre o assunto, também em Cambará do Sul.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom