Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite defende superação da polarização política em debate no centenário do jornal O Globo

Ao lado do prefeito do RJ, governador destacou necessidade de uma política que una diferentes visões pelo futuro do Brasil

Publicação:

Imagem em um ambiente interno com mesas e computadores. O governador Eduardo Leite está posicionado em destaque, ao lado de um homem e uma mulher. Os três estão sentados em poltronas e sorriem para a câmera.
Leite disse que é necessário resgatar o sentido da política como ferramenta de mediação entre diferentes - Foto: Mauricio Tonetto/Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou na manhã desta segunda-feira (28/7), ao lado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do painel inaugural do projeto Diálogos, realizado no estúdio da redação do jornal O Globo, como parte das comemorações de 100 anos do periódico. Em um debate franco e com ênfase na busca por consensos, Leite defendeu a urgente necessidade de superar a polarização radicalizada que domina a política nacional. “Essa polarização que está aí é inimiga do Brasil. Se ela é inimiga do Brasil, eu sou inimigo da polarização. Ela faz com que as pessoas estejam dedicadas a enfrentar o outro, e não a construir algo”, afirmou.

Segundo Leite, é necessário resgatar o sentido da política como ferramenta de mediação entre diferentes e não como guerra de aniquilação entre adversários. “Precisamos reconhecer a legitimidade das ideias dos outros, sentar e conversar. Isso não significa concordar, mas sim reconstruir o espaço da política como instrumento de debate democrático.”

Durante o painel, Leite também refutou a ideia de que responsabilidade fiscal e justiça social sejam incompatíveis. Ele lembrou que o Rio Grande do Sul passou por profundas reformas administrativas e fiscais, o que permitiu ampliar significativamente os investimentos públicos. “O ajuste fiscal que fizemos não foi inimigo das políticas públicas. Pelo contrário: permitiu os maiores investimentos em educação, saúde, infraestrutura e os programas sociais mais robustos da nossa história”, ressaltou, citando como exemplo o programa Devolve ICMS, que beneficia mais de 600 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Estado.

Pauta internacional

Na pauta internacional, Leite criticou as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros, associadas à situação judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o governador, é inaceitável que interesses externos, articulados por atores políticos brasileiros, comprometam a soberania nacional. “É inadmissível, é imperdoável o que estão fazendo com o Brasil. Mas, ao mesmo tempo, o governo federal precisa ter uma postura mais assertiva, pragmática e equilibrada para enfrentar essa crise e negociar em nome do país”, apontou.

Para reduzir os impactos que as empresas gaúchas irão enfrentar com a sobretaxa de 50% aos produtos brasileiros por parte dos EUA, prevista para valer na virada do mês, o governador anunciou um programa de crédito de R$ 100 milhões, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para socorrer exportadores de diferentes setores. Os juros serão equalizados com recursos do Fundo Impulsiona Sul, instituído pelo banco. Com isso, a linha de crédito para capital de giro aos exportadores terá um custo final entre 8% e 9% ao ano. Além do juro subsidiado, o prazo de pagamento será de 60 meses, com 12 meses de carência.

Outros temas em destaque

Leite também destacou a importância do Plano Rio Grande como instrumento estruturante para a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024. O plano articula ações em todas as frentes para retomada e preparação do Estado para os impactos das mudanças climáticas. “Resiliência é a palavra de ordem. A reconstrução que estamos fazendo não é para voltar ao que era, mas para estarmos mais preparados para enfrentar os desafios que vêm com a nova realidade climática”, afirmou.

No campo da educação, o governador sublinhou o papel do Alfabetiza Tchê, programa lançado em regime de colaboração com os municípios, como uma das estratégias para melhorar os indicadores de aprendizagem e garantir alfabetização na idade certa. Também ressaltou a ampliação da oferta de Ensino Médio em Tempo Integral como uma política estruturante para preparar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e em transformação, com foco em competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas.

Outros temas abordados no encontro incluíram a necessidade de tornar o sistema tributário mais justo e progressivo, reduzindo encargos sobre os mais pobres e aumentando a contribuição dos mais ricos, bem como o papel do Brasil na transição energética e na agenda ambiental global. Leite defendeu o equilíbrio entre desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e segurança econômica, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Projeto Diálogos

O projeto Diálogos, iniciativa do jornal O Globo em comemoração ao seu centenário, propõe encontros entre lideranças políticas de diferentes campos ideológicos para discutir o futuro do Brasil com civilidade, profundidade e disposição ao entendimento. A série de debates continua ao longo da semana com a participação de outros governadores e prefeitos.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul