Leite comanda reunião do gabinete de crise para rescaldo do temporal
Defesa Civil registrou precipitações de até 170 milímetros até madrugada de domingo (29/6)
Publicação:

O governador Eduardo Leite comandou na manhã deste domingo (29/6) uma nova reunião do Gabinete Estratégico do governo do Estado, na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre, para avaliação dos impactos do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de sábado e a madrugada.
Com registros de até 170 milímetros de chuva em algumas regiões, o volume ultrapassou a média prevista para todo o mês de junho. A rápida resposta articulada entre Estado e prefeituras permitiu a retirada preventiva de pessoas em áreas de risco, o que evitou, até o momento, perdas de vidas ou registros de desaparecidos.
“Choveu em algumas regiões, em poucas horas, mais do que a média prevista para o mês inteiro. Mesmo assim, graças à mobilização antecipada e à retirada preventiva de famílias, conseguimos proteger vidas, o que é o nosso foco absoluto neste momento. A resposta do Estado hoje é mais rápida, mais eficiente e mais integrada. Seguimos atentos aos riscos de elevação dos rios e deslizamentos, e seguimos em campo, junto com as prefeituras, para proteger a população”, disse o governador.

Rios continuam sendo monitorados
Durante o encontro, foram atualizadas as projeções hidrológicas para o decorrer do domingo. Há expectativa de elevação nos níveis dos rios Taquari e Caí, além de risco de deslizamentos em áreas de encosta devido ao solo encharcado.
A recomendação às populações é de cautela nas estradas, com atenção redobrada em pontes e trechos suscetíveis à instabilidade. A projeção é de que o volume de chuva diminua no Estado ao longo do dia, mas os efeitos da precipitação seguem sendo monitorados.
A bacia do Guaíba, que inclui os rios Sinos, Gravataí e o próprio Guaíba, deve registrar aumento gradual no nível da água nos próximos dias. Em Porto Alegre, há possibilidade de atingir a cota de 3 metros, limite da chamada cota de inundação, o que pode afetar, especialmente, a população das ilhas. Equipes estaduais seguem atuando em conjunto com a prefeitura para remoção preventiva de famílias dessas áreas.
Regiões Sul e Fronteira Oeste também estão sendo acompanhadas
O alerta também se estende à região Sul do Estado, onde o escoamento das águas pela Lagoa dos Patos pode provocar elevação no nível em municípios como Pelotas, São Lourenço do Sul e São José do Norte.
Na Fronteira Oeste, a bacia do Rio Uruguai ainda sob reflexo das chuvas anteriores, também requer atenção contínua.
Qualificação da Defesa Civil agiliza ações coordenadas
Desde o ano passado, a estrutura da Defesa Civil estadual foi quadruplicada, com reforço de equipamentos, pessoal e sistemas de monitoramento. A resposta ágil aos eventos climáticos extremos já reflete esse investimento e seguirá sendo aprimorada para proteger vidas e mitigar danos em futuras ocorrências.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Anderson Machado/Secom