Lara comemora fortalecimento do RS no circuito internacional de feiras de turismo
Publicação:
O secretário estadual de Turismo, Luís Augusto Lara, disse hoje, em Lisboa, que o Rio Grande do Sul intensificou sua participação no circuito internacional de feiras de turismo. Em Portugal, Lara representa o governo gaúcho na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento internacional que reúne representantes do setor turístico de todo o mundo. A BTL é um dos mais importantes eventos internacionais do segmento.
O Estado já vinha participando de edições anteriores da BTL, porém de forma periférica. Agora, conseguimos chegar a um patamar mais elevado. Neste ano, nossa participação foi bem mais consistente, disse o secretário.
Segundo o secretário, a atual participação também foi mais eficiente em termos de custo-benefício. Com uma atividade bem mais produtiva do que em experiências anteriores, nosso deslocamento a Portugal não custou aos cofres públicos 15% do que foi gasto no passado, disse. Lara também trabalhou na organização do estande e na recepção dos convidados. Houve bastante trabalho braçal. Tivemos inclusive que carregar uma porção de caixas de material, comentou. De acordo com Lara, o fato de ter viajado como único representante do governo possibilitou a ida de oito empresários representantes do trade turístico gaúcho. O Estado executa as políticas públicas e trabalha para divulgar o Estado. Mas quem opera o trade, quem gera empregos e traz capital internacional para o Rio Grande são os empresários, avaliou.
RS em evidência
Ontem à tarde (22), depois de apresentar trechos de programas de tevê como a minissérie A Casa das Sete Mulheres, rodada no Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara concedeu entrevista coletiva aos principais veículos de comunicação de Portugal e de diversos países europeus. Pelo menos 300 pessoas, essencialmente empresários ligados ao trade turístico internacional, acompanharam as atividades do estande gaúcho na BTL.
Os turistas portugueses começam a conhecer o Brasil do Rio de Janeiro para cima. Nosso desafio é convencer os empresários portugueses do setor a canalizar suas atividades para os produtos turísticos gaúchos, disse Lara.
O secretário atribui o sucesso da participação gaúcha na BTL a um esforço coletivo que teve o apoio do Sonae, grupo portugês que opera uma grande rede de filiais no Rio Grande do Sul. Procuramos reunir gaúchos célebres em território português. Participaram das nossas atividades o presidente e o vice-presidente da empresa Transporte Aéreo Português (TAP), Fernando Pinto e Luiz Mor, dois gaúchos que recuperaram aquela importante companhia lusitana, além do nosso embaixador do turismo gaúcho na Europa, Luiz Felipe Scolari, relatou. Lara deverá retornar de Portugal no domingo (25).