Laboratório Central do Estado implanta sistema em vigilância sanitária
Publicação:
A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através do Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em saúde (FeppsS), já está operando através do Sistema Harpya, que consiste na informatização do gerenciamento de amostras de produtos sujeitos ao controle sanitário, como alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde. A capacitação foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29, através do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz-RJ, onde foi desenvolvido o software.
A coordenação da implantação do novo sistema está sob responsabilidade da Chefia da Divisão de Análises de Produtos (DAP). O sistema amplia a segurança na rastreabilidade, no monitoramento e na gestão dos fluxos das amostras e dos ensaios em execução nos laboratórios, com seus respectivos status.
O diretor do Lacen, Fernando Kappke, destaca que a partir deste momento, o IPB-Lacen, como integrante da Rede de Laboratórios de Vigilância Sanitária, passa a usufruir de melhores condições para otimizar diversos processos de trabalho, mediante a padronização da rotina analítica e base de dados, incluindo o acesso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que também utilizará para consulta de diversas demandas em Saúde Pública.
“Com esta iniciativa, se obtém maior agilidade e celeridade nas respostas, que em versão web, permite consultas e acesso aos laudos, gerando uma ação mais rápida e direta dos órgãos de Vigilância Sanitária do âmbito nacional, estadual e municipal”, avaliou.
Texto: Janis Loreureiro/Fepps
Edição: Cristina Lac/Secom