Jornalistas conhecem o funcionamento do CICC
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (19), o Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, abriu suas portas para jornalistas interessados em conhecer o funcionamento da estrutura que abriga diversas instituições da segurança pública, mobilidade urbana e defesa do Estado.
Durante a realização da Copa do Mundo, estão trabalhando de forma integrada no CICC mais de 600 pessoas de 26 órgãos públicos e privados relacionados a ações de segurança. De acordo com o delegado da Polícia Federal, que coordena o Centro durante o período da Copa, Sergio Henrique da Silva, todas as ações de segurança do evento estão sendo monitoradas pelo CICC, que ajuda a aumentar a capacidade de resposta e a velocidade de reação às ameaças identificadas. “A partir deste ambiente nós temos as forças atuando de forma integrada, existe um conceito de sinergia, onde a ação de cada uma das partes acaba resultando em um atendimento mais eficiente do que o esperado, se cada uma das partes gerisse a ação isoladamente. O que nós fazemos aqui é permitir que se tenha uma consciência mais ampla do que está acontecendo mediante a difusão de sensores no campo, de equipamentos como o imageador aéreo, as plataformas de observação elevada, os dispositivos móveis e, claro, as forças de segurança que já estão em campo continuamente”, destacou.
Localizado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Porto Alegre, o CICC está em funcionamento desde o dia 23 de maio e foi inaugurado em 02 de junho. Iniciou sua operação com 101 câmeras e hoje já são cerca de 700. Toda a estrutura foi viabilizada com investimentos do Ministério da Justiça, no valor de R$ 40 milhões, e do Estado, que investiu mais de R$ 35 milhões em equipamentos. O prédio integra o trabalho dos profissionais de Segurança Pública nos setores operacional e de gestão. Na sala de operações, que funciona 24 horas por dia, há um telão para a reprodução de imagens - a estrutura conta com alta tecnologia e um vídeo wall de 14X4 m -, ao todo, serão mais de 2,1 mil câmeras monitoradas.
O local centraliza a gestão e as principais decisões da segurança pública durante a Copa do Mundo e será um dos principais legados para a cidade. De acordo com o Coronel da Brigada Militar e diretor adjunto do Centro, Antonio Scussel, é um projeto que vai agregar à segurança da Capital e futuramente das cidades da região Metropolitana. De 9 de junho a 18 de julho, o CICC permanece como estrutura federal, pertencente à Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. A partir do dia 19 de julho, passa à administração do Departamento de Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública do Estado. "Esta estrutura toda continuará funcionando 24 horas por dia, constituindo um dos grandes legados da Copa do Mundo, que será operado pelo Estado”, ressalta Scussel.
Passado o período da Copa, o Centro vai contar com um efetivo de 270 pessoas da Brigada Militar, do Instituto Geral de perícias (IGP), da Policia Civil e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O Centro já agregou o atendimento ao 190 e também a serviços especializados da Secretaria de Segurança, como o atendimento a mulheres vitimas de violência e o enfrentamento a exploração sexual infantil.
O centro de controle ocupa dois pavimentos do prédio-sede da SSP, divididos em vários espaços. Conheça abaixo as principais salas e equipamentos:
Sala Operacional
A Sala Operacional ou sala NOC (Network Operation Center, na sigla em inglês) conta com um telão de 14x4 metros, com 56 pequenas telas que vão reproduzir as imagens de até 2,1 mil câmeras de monitoramento. No total, 643 câmeras da Secretaria da Segurança Pública, EPTC, Prefeitura de Porto Alegre, Polícia Rodoviária Federal, Concepa, Trensurb, Arena do Grêmio e Inter já estão sendo monitoradas.
A Sala Operacional contará ainda com 56 posições de despacho de viaturas e 48 posições de videomonitoramento. De dentro da sala, os operadores poderão monitorar em tempo real as imagens das câmeras, além de verificarem a localização de veículos das forças de segurança pública, dados do sistema e outras informações.
Sala de Atendimento ao 190 ou Call Center
Área composta por estruturas físicas e de pessoal, cujo objetivo é centralizar o recebimento de ligações telefônicas oriundas do 190. As chamadas de emergência serão recebidas por até 31 posições, com operadores 24 horas por dia. Antes, o número de postos de atendimento disponíveis em Porto Alegre era de apenas nove. Os operadores contam com terminais de vídeo ou computadores ligados em rede que permitem consultar e efetuar registros das chamadas e dos atendimentos realizados, e também direcionamento a atendimentos especializados.
Sala de Gestão
Espaço destinado para receber reuniões de autoridades, para definir ações de gerenciamento de crises detectadas pelo sistema de monitoramento do CICC. Entre os recursos tecnológicos está um telão de 4x2 metros, utilizado principalmente para analisar imagens do imageador aéreo.
Sala Cofre
Ambiente blindado, que protege o data center do CICC contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, incêndio, inundação, arrombamento, explosão e magnetismo. Além disso, armazena dados de tecnologia da informação com estrutura inviolável. Possui no-breaks e gerador próprio de energia que alimenta os no-breaks por até 10 horas em caso de queda de energia, assegurando seu funcionamento contínuo.
Sala de Reuniões
O espaço possui equipamentos de videoconferência que possibilitarão o contato direto com outras instituições situadas fora do CICC, onde serão realizadas as programações dos eventos, definições de agendas e solução de problemas do dia a dia de operações.
Texto: Heloise Santi
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305