Jornalismo para ampliar os limites da região

Por Mateus Wesp

Passo Fundo nasceu e cresceu como referência, entroncamento de vários caminhos que levam à prosperidade. É uma cidade que soube, ao longo do tempo, se afirmar em todos os sentidos, convertida em polo econômico, cultural e educacional do nosso Estado. Quem é de Passo Fundo e região conhece suas virtudes, compreende suas necessidades e projeta suas imensas possibilidades. Entretanto, é de fundamental relevância fazer com que mais pessoas possam compartilhar dessa realidade conosco, justamente para que possamos ampliar o alcance das nossas realizações.

É nesse contexto que GZH Passo Fundo se insere. O projeto do Grupo RBS certamente vai permitir que mais passo-fundenses conheçam a sua história, e também irá proporcionar que outros públicos possam acompanhar o cotidiano da nossa região. Falo em região porque, obviamente, Passo Fundo não é um ponto isolado, ao contrário, está entrelaçada a dezenas de municípios com percursos igualmente ricos e relevantes. Esse universo, agora, passa a ser alvo de cobertura de uma marca e de uma empresa de comunicação que são exemplo de profissionalismo e compromisso com a verdade.

Como parlamentar, aprimorei a minha compreensão sobre o valor da representatividade local e da importância de todos os canais para discutir problemas e encaminhar soluções. A imprensa também cumpre um papel relevante nesse quesito, como fiscalizadora da ação pública, divulgadora de experiências exitosas e emuladora de alternativas. Agora, na função de secretário de Estado, responsável pela área de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, reforço minhas convicções sobre a importância da livre circulação de ideias e da garantia de direitos como fundamentos da dignidade e pilar da democracia, algo para o qual a imprensa livre também cumpre uma função relevante.

A chegada de GZH Passo Fundo é um marco no jornalismo local gaúcho e uma resposta a desafios contemporâneos. A circulação de informações bem apuradas é um antídoto às distorções provocadas pela desinformação. Trata-se, portanto, de um bem de utilidade pública, na medida em que irá proporcionar uma referência à população da região, como se fosse um elemento de conexão entre milhares de pessoas que moram nessa porção do Rio Grande do Sul. O jornalismo local tem essa força e precisa ser incentivado até mesmo como um direito humano básico à informação de qualidade.

Ainda que saibamos todos do nosso valor e da nossa pujança, tenho convicção que GZH Passo Fundo vai nos ajudar a ir ainda mais além. Seja em direção a nós mesmos, aumentando a nossa compreensão sobre o que somos, seja em direção a novas fronteiras, na medida em que tornará ainda mais conhecida a nossa história e as nossas capacidades.

Secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos