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Interventoras do HPSC apresentam balanço da gestão estadual

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Card Saúde brasão
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O balanço da gestão estadual no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), que esteve sob intervenção de 4/8 a 27/9, destacou o compromisso da administração em adequar as contas da instituição, sem atrasos de pagamento para funcionários e fornecedores, e de efetuar melhorias na infraestrutura e na compra de equipamentos. O relatório das ações realizadas pela Secretaria da Saúde (SES) foi apresentado nesta segunda-feira (3/10), em reunião realizada na sede do Ministério Público Estadual (MPRS).

O documento, exposto pela médica Eleonora Gehlen Walcher e a gestora financeira Suelen Ardui, interventoras estaduais na instituição, apontou qye foram realizados 52.146 atendimentos e a taxa de mortalidade foi reduzida em cerca de 30%, de 8,03 para 5,68 a cada 100 pacientes internados, durante a intervenção. Além disso, no período, foram adquiridos, entre outros, novos materiais de higienização e rouparia, novas camas hospitalares e respirador de alto fluxo. Também houve o conserto da rede de gases e a compra de uma autoclave para esterilização de materiais. O Estado também adiantou repasse ao município de Canoas no valor de R$ 3.512.833,24 e deixou em dia o pagamento de servidores e fornecedores do HPSC.

Também participaram da reunião, a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, acompanhado de um grupo de promotores de Justiça com atuação na área da saúde, o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde. (Iahcs). O Iahcs assumiu a gestão do HPSC em 27 de setembro.

“Hoje prestamos conta de uma intervenção em uma instituição do tamanho do HPSC. É um case de sucesso da SES, e temos a esperança do que o que fizemos em seis meses possa ser multiplicado pelo Iahcs. Cumprimos o nosso papel de melhorar a assistência, garantir acesso, valorizar a força de trabalho e fazer entregas”, afirmou Arita. A secretária também ressaltou a parceria com a prefeitura de Canoas, que contribuiu no processo de transição entre a intervenção da SES e nova empresa contratada para administrar o HPSC.

Dornelles salientou a importância da união de esforços entre os diversos órgãos, entidades e instituições envolvidas para conseguir, em um primeiro momento, estancar as ilegalidades, afastar os infratores e, então, seguir agindo de maneira célere e assertiva no hospital para manter a continuidade dos serviços e não deixar a população desassistida. “Esse comprometimento de todos foi fundamental para restituir o funcionamento adequado o mais rápido possível. Desde o início, tivemos dois olhares para a situação. Um voltado para a corrupção que estava acontecendo na casa de saúde e que precisava ser sanada e outro para assegurar o funcionamento”, disse o procurador-geral.

O HPSC esteve sob intervenção por determinação judicial da 2ª Vara Cível de Canoas. O Pronto Socorro tem atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece serviços para as especialidades de clínica médica, cirurgia plástica, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia vascular, bucomaxilofacial e traumatologia. A instituição é referência em traumatologia para 150 municípios gaúchos, cobrindo uma população de cerca de 2 milhões de habitantes.

Texto: Ascom SES, com informações do MPRS
Edição: Secom

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