Abertas inscrições para curso de capacitação para jovens

fgtas senac
-

O Instituto PROA, organização sem fins lucrativos que oferece formação gratuita a jovens, está abrindo 2 mil vagas para jovens gaúchos para 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de dezembro no site https://www.proa.org.br/. A oportunidade é voltada para quem tem entre 17 e 22 anos e já concluiu ou está cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). As prefeituras de Canoas e de São Leopoldo também apoiam o programa.

Capacitação gratuita com aulas on-line

Para aproveitar a oportunidade de se capacitar gratuitamente e ser encaminhado para o emprego, basta que os jovens egressos de escolas públicas se inscrevam no PROA. Depois da inscrição, os candidatos passam por uma prova simples de português e matemática. Durante três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas são 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos são acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo. Na programação, estão também desafios que promovem a iniciativa e o espírito de equipe.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado há 15 anos com o propósito de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom FGTAS