Infovia-RS qualificará serviços de transmissão de dados no Estado
Publicação:

Implantar no Estado uma rede moderna, com alta velocidade de transmissão, qualidade e segurança. Este é um dos objetivos do Infovia RS, projeto lançado, nesta quarta-feira (28), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
A proposta prevê a utilização de uma infraestrutura própria para os serviços de transmissão de voz, dados e imagem por todos os órgãos do Governo Estadual, com prioridade para as áreas da Saúde, Educação, Fazendária e Segurança Pública. O projeto foi apresentado pelo diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, que ressaltou a redução de pelo menos R$ 91 milhões nos custos com serviços de telecomunicações nos próximos três anos. Esta economia está baseada na redução dos gastos com serviços de Internet e comunicação de dados por parte dos órgãos do governo, destacou.
Com um investimento inicial de R$ 14 milhões para 2012, a primeira etapa do projeto atenderá inicialmente a 27 municípios da Zona Sul do Estado, com uma rede de fibra óptica entre Guaíba e Bagé, passando por Camaquã, Pelotas e Rio Grande. Outras três etapas do projeto contemplarão as demais regiões até o final de 2012, com linhas de transmissão que formarão um anel interligando todo o território do Rio Grande do Sul.
Além da economia nos gastos com telecomunicações e do aumento na velocidade de transmissão de dados, a nova estrutura possibilitará a efetivação de políticas públicas de inclusão digital, como a disponibilização de banda larga nas escolas públicas. As 23 escolas de Bagé que receberão o programa Um Computador Por Aluno terão uma Internet de 10 megabits/segundo e nossa meta é levar essa velocidade para todas as outras escolas do Estado, projeta Aquistapasse.
De acordo com o diretor-presidente da Procergs, os serviços de saúde serão amplamente beneficiados com a nova Infovia. Com uma rede desse tipo, chegaremos a um novo patamar, podendo trafegar imagens e documentos, possibilitando, inclusive a adoção de um prontuário eletrônico, exemplificou Aquistapasse. A Infovia-RS é uma parceria entre as secretarias Geral de Governo, de Comunicação e Inclusão Digital, da Fazenda, de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, da Educação, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Telebrás, Procergs, CEEE, Sulgás e Banrisul.
O Projeto está dividido em quatro etapas:
Até dezembro de 2011: Guaíba, Camaquã, Pelotas, Bagé e Rio Grande
Até março de 2012: Porto Alegre a Uruguaiana
Até dezembro de 2012: Passo Fundo a Uruguaiana
Até dezembro de 2012: Bagé a Alegrete
Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305