IGP recebe relatório técnico sobre Sistema de Identificação Facial
Publicação:
O diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (3), com representantes da empresa American Banknote S.A (ABnote), sediada no Rio de Janeiro. A empresa é responsável pela implantação do software que permite a identificação de pessoas por meio da imagem facial. No encontro, a ABnote fez a entrega do relatório técnico à direção do Instituto, onde constam todas as especificações do sistema.
O IGP nomeou uma comissão integrada por cinco fotógrafos criminalísticos, formados no último processo seletivo, a fim de submetê-los a treinamento com os técnicos da ABnote. A função dos profissionais é trabalhar as imagens fornecidas pelas câmeras de videomonitoramento e adaptá-las ao sistema de identificação.
O representante comercial da ABnote Fernando Guilherme de Nóbrega, e o gerente da filial Porto Alegre Luiz Carlos Santos, também encaminharam à direção do IGP os trâmites para a hospedagem, junto à Procergs, do equipamento de STORAGE. Essa ferramenta permite o acesso aos dados do prontuário de cada indivíduo exposto às imagens das câmeras de videomonitoramento, espalhadas pela cidade, ou seja: foto, impressões digitais e dados pessoais cadastrados.
O IGP, uma vez implantado o novo sistema, será fundamental na identificação de pessoas, tendo em vista o planejamento estratégico da SSP-RS com vistas à Copa do Mundo de Futebol, em 2014, no Brasil. Coordenam a Comissão de Identificação Facial do IGP, Guilherme Ferreira Lopes, diretor do Departamento de Identificação (DI), André Luiz Assis, assessor de Tecnologia da Informação (TI-IGP) e Hóris Luiz Garcia Rizzon, assessor de Informática e Projetos do IGP.