Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Identidade Fácil é finalista em dois prêmios nacionais de gestão pública digital

Iniciativa gaúcha, que agiliza a emissão da Carteira de Identidade Nacional, é uma parceria do IGP e da Procergs

Publicação:

Uma pessoa está tendo sua impressão digital coletada por um leitor biométrico, com o auxílio de um atendente. A mão da pessoa está sendo pressionada sobre o sensor digital por um atendente que usa uma luva descartável em uma das mãos. Sobre a mesa branca, ao lado do leitor biométrico, há um documento de identidade parcialmente visível e um teclado de computador. A cena parece ocorrer em um ambiente de atendimento público, como um posto de identificação civil ou cartório.
Ferramenta permite que cidadãos solicitem o documento de forma remota - Foto: Sofia Villela

A nova forma de solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Estado, mais ágil e simplificada, por meio do sistema Identidade Fácil, ganhou reconhecimento nacional. A iniciativa foi anunciada como finalista em dois importantes prêmios voltados à inovação na gestão pública digital: o Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública, que ocorre entre 27 e 29 de agosto, em Brasília, e o Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2025, que será realizado no dia 7 de agosto, também na capital federal. 

Pioneiro no Brasil, o sistema Identidade Fácil foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).

A ferramenta permite que cidadãos com RG emitido no Rio Grande do Sul solicitem a nova CIN de forma remota, com envio digital de documentos, e com necessidade de comparecimento presencial apenas para cadastrar dados biométricos. O serviço está disponível pelo site do Identidade Fácil  

Com o reconhecimento em duas premiações de destaque, a iniciativa do IGP se destaca como exemplo de transformação digital aplicada à prestação de serviços públicos, com foco na facilidade de acesso, inovação tecnológica e cidadania. 

Texto: Ascom IGP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul