Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital Psiquiátrico São Pedro conta com novos diretores

Publicação:

Diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado, Denise Braga disse que o propósito da gestão no Hospital Psiquiátrico São Pedro é garantir a desinstitucionalização
Diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado, Denise Braga disse que o propósito da gestão no Hospital - Foto: Divulgação/SES

Dois novos diretores do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) foram empossados nesta terça-feira (10). O diretor da Divisão de Atenção ao Usuário Morador é o servidor Ubirajara Gorski Brites, e o novo titular da Direção de Ensino e Pesquisa, o também servidor Gustavo Antônio de Paiva Soares.

Ubirajara Brites atua na Secretaria Estadual da Saúde há 40 anos, como  educador físico com formação e experiência em saúde coletiva. Já atuou na direção do HPSP como diretor administrativo e de ensino e pesquisa e passa agora a coordenar os Serviços Residenciais Terapêuticos: Morada São Pedro e Morada Viamão - e demais casas que integram os serviços. Os Residenciais buscam a promoção da saúde, resgatando a identidade, autonomia e a reinserção social preconizados pelo SUS.

O médico psiquiatra e psicanalista Gustavo Antônio de Paiva Soares, também servidor da Secretaria Estadual da Saúde, presidente do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e coordenador do Programa de Psicoterapia do Ambulatório Melanie Klein, já atuou como diretor de Ensino e Pesquisa do HPSP e como diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado (DCHE).

Durante a solenidade de posse, a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado (DCHE), Denise Jornada Braga, pontuou que o propósito da gestão no Hospital Psiquiátrico São Pedro é garantir a desinstitucionalização que legalmente é proposta em um caminhar progressivo fundamentado na responsabilidade, no cuidado e na humanidade das ações. "O Hospital São Pedro merece reafirmar sua importância no cenário da saúde mental, já que é exemplo para todo o país na assistência à desintoxicação, à esquizofrenia e outras patologias psíquicas".

Sobre a área de ensino e pesquisa, Denise enfatizou a estatística apresentada pela Residência Médica ao influenciar tecnicamente na escolha dos profissionais em permanecerem na saúde pública e falou que a Residência Multiprofissional  deverá ser restabelecida no Hospital Psiquiátrico São Pedro com a máxima brevidade para que, a exemplo da Residência Médica, outros profissionais devam se beneficiar com a formação dentro do São Pedro.

O coordenador do Programa de Saúde Mental da SES, Luiz Carlos Illafont Coronel, ao registrar a importância dos serviços e direções do Hospital São Pedro, ressaltou que o indispensável para a saúde pública se concentra na assistência com atendimento qualificado para o doente, lembrando que "a condição técnica e humana é fundamental?".

Texto: Assessoria de Comunicação Social - SES/RS
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul