Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hemocentro e Fundação São Camilo inauguram posto de coleta de sangue em Esteio

Inicialmente, coletas serão quinzenais, às quartas-feiras, com agendamento prévio

Publicação:

ponto de coleta de sangue  hospital São Camilo de Esteio   jul24
Previsão é contemplar de 30 a 40 doadores por dia e 100 doadores por mês - Foto: Divulgação Hospital São Camilo

Em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), entra em funcionamento na quarta-feira (31/7) o posto de coleta externa de sangue na Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. Neste primeiro momento, as coletas serão quinzenais, às quartas-feiras, com agendamento prévio pelo telefone (51) 2126-8300.

A estrutura, localizada no Hospital São Camilo (rua Castro Alves, 948), possui três estações de coleta para a doação de sangue. A previsão é contemplar de 30 a 40 doadores por dia e 100 doadores por mês, seguindo as orientações da Rede Estadual de Apoio à Doação de Sangue (Reads), que propõe coletas nos municípios de forma periódica com intervalos fixos.

O objetivo do novo serviço é ampliar o acesso da população à doação de sangue. Sua implementação representa a inclusão do município de Esteio na Reads e será referência em captação de doadores de sangue na região pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

A abertura do ponto de coleta faz parte das metas do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH) no Plano Estadual da Saúde 2024-2027. O posto de coleta externa contará com a supervisão e acompanhamento de profissionais do Hemorgs, que também é responsável pela capacitação da equipe local para atendimento ao doador.  

Requisitos básicos para doação de sangue  

  • Estar em boas condições de saúde;  
  • ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 16 anos precisam ir acompanhados pelos responsáveis;  
  • pesar no mínimo 50 kg;  
  • estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);  
  • estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);  
  • apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação).  

Dica importante:

Para que a doação seja a melhor possível, é necessário que o doador se hidrate muito bem 24 horas antes da doação com líquidos em geral, se possível dois litros ao todo, podendo ser água, suco e refrigerante, entre outros. A hidratação favorece a fluidez sanguínea.  

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul